MENU

BUSCA

F1: 4 vezes em que o líder da disputa antes da ‘pausa de verão’ perdeu o campeonato

A pausa realizada nas três primeiras semanas do mês de agosto é uma tradição que foi instituída na categoria em 2008

Juliana Maia

A Fórmula 1 está passando pela tradicional “pausa de verão”, que ocorre anualmente no mês de agosto. A categoria retornará às atividades no dia 26 deste mês e, durante este período, os integrantes das equipes aproveitam o tempo livre com os filhos e as sedes dos grupos ficam fechadas. No passado, alguns profissionais da F1, que eram líderes do campeonato antes da “pausa de verão”, perderam a disputa no retorno das corridas.

VEJA MAIS 

O australiano que integrava a equipe da Red Bull Racing chegou em agosto de 2010 na liderança do campeonato, com 161 pontos. No fim do mesmo mês, com o retorno das corridas, Webber foi derrotado pelo alemão Sebastian Vettel, que, antes das férias, estava no terceiro lugar, mas conseguiu ultrapassar a pontuação de Webber e foi consagrado o campeão da disputa.

Fernando Alonso

Em 2012, antes da pausa de verão, o espanhol estava com 40 pontos de vantagem sobre o australiano Mark Webber, no GP da Hungria. Com o retorno das corridas, Sebastian Vettel, que era o terceiro colocado na temporada, ultrapassou Fernando Alonso e garantiu o título da disputa. 

Nico Rosberg

O alemão integrava o time da Mercedes e era o líder da categoria durante o campeonato, com uma vantagem de 11 pontos sobre o segundo colocado, Lewis Hamilton. Após a pausa em agosto, o britânico Hamilton conseguiu vencer as 6 últimas corridas, ultrapassou Rosberg e se tornou o campeão 

Lewis Hamilton

Em 2021, o britânico, que também já havia perdido o título após a pausa de verão de 2016, não conseguiu se tornar o campeão da disputa. Hamilton estava à frente acumulando 8 pontos sobre Max Verstappen, integrante da Red Bull Racing. Na disputa final do campeonato, o holandês ultrapassou Hamilton e se tornou o campeão em Abu Dhabi.

(Estagiária Juliana Maia, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Mais Esportes