MENU

BUSCA

Esporte de origem inglesa de força e estratégia, rugby tem time feminino como referência em Belém

O Acemira Rugby Belém, criado em 2011, busca divulgar a modalidade pela região. Conheça mais este esporte bretão

Dinei Souza

Nem os deuses do esporte, muito menos os criadores do rugby - que surgiu em 1823, na Inglaterra - imaginariam que a modalidade ganharia adeptos a cerca de 7.5 mil km de sua origem, nos campos da Cidade das Mangueiras, em Belém. Inicialmente também já foi inimaginável no esporte, criado e praticado por homens, ter larga participação feminina. Elas estão cada vez mais se consolidando em espaços onde o masculino predominava. Isso vale para vários segmentos, inclusive o esporte.


De acordo com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), o número de atletas femininas nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 chegou próximo ao de homens: foram 48,8% de mulheres, contra 34% na edição de Atlanta em 1996, por exemplo.

A estudante universitária Ana Laura Alves Bentes, 23 anos, que há onze meses pratica o rugby, conta como conheceu a modalidade bretã. “O interesse surgiu na convivência com o time, na inspiração que eles me deram de não só continuar treinando, mas também de fazer academia para melhorar o condicionamento, além do treino funcional para melhorar o desempenho; mas também melhorar a alimentação. Já o gosto pelo esporte veio depois com as práticas, quando comecei a entender o jogo, a assistir mais jogos. Foi quando comecei a querer melhorar como jogadora”, revela. 

O namibiano Bendict Tshoombe, chamado pelos atletas apenas de Benny, é um dos treinadores do Acemira Rugby Belém, que este ano completou 11 anos de fundação. O nome tem inspiração tupi-guarani e significa “os que fazem doer", fazendo alusão ao estilo "pegado" da modalidade. “É um jogo em que uma bola oval é conduzida pelos pés ou pelas mãos dos jogadores até a linha de fundo do campo, onde há uma trave semelhante a um H. O objetivo principal do jogo é fazer um try, que consiste em passar com a bola através da linha de fundo e encostá-la no chão do oponente”, explica Tshoombe.

Há concordância entre as atletas sobre os benefícios que o esporte proporciona nos aspectos físicos, mentais e sociais, tendo em vista que exige muita resistência, estratégia e habilidade dos jogadores. Bem como ficou clara a necessidade de mais apoio para treinar, viajar e jogar para que as jogadoras amadoras de rugby possam seguir carreira no esporte profissionalmente.

Atualmente, o time tem como principal local de treino um espaço cedido pela Universidade Federal do Pará (UFPA), a Escola de Aplicação (antigo NPI), na Av. Perimetral. Os encontros acontecem geralmente aos finais de semana, quando a maioria das jogadoras está de folga dos afazeres profissionais e estudantis. Além de duelos em Belém, o Acemira disputa competições contra equipes do interior do estado. No mês passado, disputou um amistoso em Castanhal.

Origem e história do rugby

A origem do rugby regressa aos gregos e romanos, que faziam jogos com esferas, episkyros e harpastum, respectivamente. Mas de acordo com a Federação Internacional de Rugby a sua origem data de 1823, na Rugby School, localizada em Rugby, na Inglaterra - daí o nome do esporte. O responsável pelo surgimento do esporte é William Webb Ellis.

Na época não existiam regras escritas dos jogos com bola. Os regulamentos eram orais e cada escola tinha a sua forma de jogar. William fez algo distinto do que faziam na sua escola: ele correu com a bola nas mãos, em vez de chutá-la, como era de costume. 

A primeira disputa internacional, em 1881, foi entre Inglaterra e Escócia, quando os escoceses saíram vencedores. Em 1900, a França sagrou-se campeã. Já em 1908 foi a vez da Austrália e, nos anos de 1920 e 1924, as medalhas foram conquistadas pelos norte-americanos.

O esporte da bola oval ficou ausente dos Jogos Olímpicos durante 92 anos, tendo seu regresso em 2016, quando Fiji foi o campeão no rugby masculino e a Austrália no feminino.

O rugby começou na Inglaterra, mas Nova Zelândia, África do Sul e Austrália são as nações de principal destaque na modalidade. Atualmente a seleção da Nova Zelândia é uma das melhores do mundo. Os atletas são conhecidos como "All Blacks" (por terem o uniforme preto) e a equipe tem hábito de fazer o Haka, uma dança típica do povo maori, usada como uma forma de intimidação dos adversários.

Histórico do rugby

1823: origem em Rugby, na Inglaterra.

1845: criação das regras do Rugby Football.

1871: surgimento da entidade responsável pela organização do rugby na Inglaterra, a Rugby Football Union (RFU).

1881: primeira disputa internacional entre Inglaterra e Escócia, com vitória escocesa.

1891: chegada ao Brasil. O primeiro time de rugby foi organizado por Charles Miller - conhecido como o "pai" do futebol brasileiro.

1963: criação da União de Rugby do Brasil (URB), que se transformou em Associação Brasileira de Rugby (ABR).

1900: primeira participação do rugby nos Jogos Olímpicos, com vitória francesa.

2010: transformação da ABR em Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

2018: conquista do Campeonato Sul-Americano 6 Nações pela Seleção Brasileira de Rugby.

Glossário

Passes – são feitos para os lados ou para trás, apenas com as mãos; e para frente, apenas com os pés.

Tacklear – é a jogada em que se derruba um jogador, mas só pode ser realizada em quem está com a posse da bola.

Try – que consiste em passar a linha do gol (linha do H) da equipe adversária a fim de colocar a bola no chão. É a jogada que vale mais pontos (5).

Drop goal – vale 3 pontos e consiste em chutar a bola para a trave, que deve passar por cima do travessão horizontal.

Rugby XV – formado por 15 jogadores, o jogo é disputado em dois tempos de 40 minutos.

Rugby Sevens – formado por 7 atletas, o jogo é disputado em dois tempos de 7 minutos.

Mais Esportes