Em busca do ranking, paraense Francisco Figueiredo enfrenta iraquiano neste sábado (20) no UFC 278
Lutador encara Amir Albazi no evento que ocorre em Salt Lake City, nos Estados Unidos
O paraense Francisco Figueiredo, conhecido como Sniper, faz a sua quarta luta no UFC neste sábado (20), no UFC 278: Usman vs Edward, em Salt Lake City, nos Estados Unidos. No peso-mosca, o adversário desta vez é o iraquiano Amir Albazi, 11° colocado do ranking. Em entrevista ao Núcleo de Esportes de OLiberal, o lutador falou sobre a sua preparação para o combate.
“Meu camp foi muito bom, fiz ele todos em Belém. A minha cabeça está muito boa para essa luta, eu estou muito confiante e muito bem treinado”, afirmou o paraense.
Francisco vem de vitória na organização. O lutador, que é irmão do atual campeão da categoria Deiveson Figueiredo, venceu o carioca Daniel “Miojo” Lacerda com uma finalização no primeiro round. O paraense aplicou uma chave de pernas no adversário, o que rendeu a ele o bônus de performance da noite no valor de 50 mil dólares.
Sniper estreou no UFC em janeiro de 2021, com uma vitória em cima de Jerome Rivera. Depois, foi derrotado por Malcolm Gordon e se recuperou na terceira luta na organização.
Estratégia
Contra Daniel Miojo, Francisco contou que aprendeu muito com Deiveson com a experiência do irmão que treinou com Henry Cejudo. Para enfrentar Amir Albazi, o paraense contou que ainda usou bastante coisa do camp da última luta, fez algumas adaptações e garantiu que preparação para este combate foi “perfeita”.
“Fizemos um camp focado no Amir, foi meio parecido com a forma de montar o treino com a primeira luta. Contratamos alguns meninos para treinar comigo, sem sparring. Meu plano é frustrar ele em todas as áreas, defender as quedas, botar ele para baixo também, dominar ele na trocação e dificultar para ele”, declarou o lutador.
VEJA MAIS
Francisco é especialista na luta em pé, mas é muito bom na luta de chão, oito das 13 vitórias dele foram por finalização.
Amir também é um atleta bom na luta de chão e deve ser essa área que o lutador vá preferir contra o paraense.O lutador de 28 anos é natural do Egito, tem um cartel com 14 vitórias e apenas uma derrota. Fez sua estreia no UFC em 2020 e ainda não perdeu na organização.
Futuro
Essa vitória é muito importante para Francisco Figueiredo e dará uma sequência de vitórias a ele no Ultimate. Se o paraense vencer Amir, é possível que ele tome o lugar do iraquiano no ranking e, assim, poderá começar a escalar a categoria para chegar ao cinturão.
“O plano é vencer o Amir, entrar no ranking ou chegar bem perto e daí para frente eu vou começar a pedir os caras do top 10, alguém que possa me levar mais próximo ao título”, concluiu Francisco Figueiredo.
Evento
O UFC 278 terá na luta principal a disputa de cinturão do meio-médio entre Kamaru Usman e Leon Edward. O evento ocorre em Salt Lake City, nos Estados Unidos. Além do paraense, outros quatro brasileiros lutam no card: José Aldo, Paulo Borrachinha, Léo Santos e Daniel "Miojo" Lacerda. Os combates começam a partir das 19h.