MENU

BUSCA

Copa de Skate Longbord brinda o aniversário de Belém

Disputa contou com sessenta skatistas de várias categorias

Com informações da Agência Belém

  

Cerca de 60 atletas participaram 1ª Copa de Skate Longbord Cidade de Belém, na conhecida ladeira da Trav. 14 de Março, entre as avenidas Magalhães Barata e Gentil Bittencourt.

Os skatistas foram distribuídos nas categorias iniciante, feminino, amador, máster e legend.

A copa, promovido pela Sejel [Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer] serviu de incentivo a pratica do esporte radical e também como forma de inclusão social, além de homenagear os 404 de fundação de Belém, como ressaltou o secretário Eduardo [Dudu] Sardo.

"Desde o ano de 2013 estamos fomentando os esportes radicais em várias modalidades esportivas dentro do projeto 'Esporte sem Barreiras', com o basquete em cadeira de rodas, handebol, vôlei sentado, futebol de cegos e futebol de surdos. Então, criamos este protótipo para atender as pessoas que sonham em praticar skate e que não tinham condições por conta de alguma deficiência", assinalou.

Terapia

Praticar skate é como terapia ao corpo como ressalta Abelar Silva,50 anos,  que considera o esporte fundamental para a saúde mental. "O skate ajuda a manter o corpo, a mente e, acima de tudo, o espírito jovens", diz.

Victor Borges, de 40 anos, pratica skate há seis meses e lembra que sua paixão vem desde criança. "Sempre gostei do skate que é minha segunda competição. Vou e volto. Para um tempo, depois volto. É uma terapia", relata.

Madeirovisck Nogueira, de 52 anos, campeão da Região Norte em 2015 lembrou que começou aos 10 anos e parou sete anos depois por conta de uma lesão no joelho. "Fiquei 15 anos parado, mas em 2015 voltei e fui campeão. De lá pra cá venho conquistando sempre os primeiros lugares. Amo muito esse esporte", destacou Nogueira. Ele ressaltou que fez questão de passar a paixão para os filhos.

O jornalista Marcelo Seabra, 46, foi o primeiro colocado na modalidade de legend usa o skate como lazer. Participa dos eventos em momentos de folga do trabalho. Como esportista já praticou outras modalidades como remo, basquete, boxe, raly, mas é no skate que solta adrenalina." É minha liberdade expressa. Sinto bem no skate. Uma folga no 'tranco' vou para pista. Correr naquela baixada de ganhar de dois 'bambas' foi fenomenal", disse se referindo aos skatistas Madeira (Madeirovisk Nogueira) e Joelcio  Batman.

A lista dos melhores da 1ª Copa de Skate Longbord, foi;

Feminino

1° Neia Valente

2° Thaysa Paes

3 - Fernanda Cabral

Iniciante

1° - Yuri Silva

2° - Eduardo Nunes

3° - André Couto

Amador

1° - Pedro Sarmanho

2° - Caio Oliveira

3° - Rafael Santos

Máster

1° - Paulo Abinader

2° - Ericles Silva

3° - Edenilson Moura

Legend

1° Marcelo Seabra

2° - Joelcio Batman

3° - Madeirovisk Nogueira

4º - Márcio Campos

5º - Romeu Aboul

 

 

Mais Esportes