MENU

BUSCA

Coletores de lixo formam equipe de corrida no Rio Grande do Sul

A equipe Coletores Runners participa da tradicional Corrida Noturna do Dia do Desafio do Circuito Sesc

Em projeto inovador o atletismo gaúcho ganha a primeira equipe de corrida formada por coletores de lixo: Coletores Runners que, oficialmente, será lançada, no dia 29 durante o Dia do Desafio, do Sesc.

O programa é da agência Ponto e conta com apoio da Abace- Associação Buriti de Arte, Cultura e Esporte– que tem como representante o humorista Fabio Porchat. O projeto começou em abril com a seleção dos corredores e o início dos treinamentos. 

A equipe Coletores Runners participa da tradicional Corrida Noturna do Dia do Desafio do Circuito Sesc de Corridas 2019. A competição está prevista para iniciar à meia-noite e um minuto, na madrugada de terça-feira (28) para quarta-feira (29/05), com largada em frente à Rótula das Cuias (Av. Edvaldo Pereira Paiva) indo até a Rua A, próxima ao estádio Beira-Rio.

De acordo com os sócios da Ponto, Cláudio Oliveira e Kico Vicêncio, o Coletores Runners é um projeto piloto que visa gerar visibilidade e protagonismo social aos coletores, por meio da geração de uma pauta positiva; inspirar o público em geral, não só aos atletas, para a prática esportiva e os cuidados com a saúde; e, indiretamente, despertar a consciência ambiental de valorizar a higiene das vias públicas. 


“Os coletores de lixo são runners, por natureza. Assim, pensamos em conectá-los a conhecimentos e outros recursos que pudessem potencializar essa aptidão inicial e render bons frutos, para eles, para a sociedade e para o meio ambiente”, explicam.

 Para isso, a ação disponibiliza um treinador profissional para assessoria esportiva, material esportivo, inscrição em provas locais, além de um complemento de renda por participação em provas, para até sete participantes convidados, por seis meses, período de treinos semanais.


 Segundo os idealizadores, apesar de usarem um chamativo macacão na cor laranja, frequentemente, os coletores de lixo trabalham de forma “invisível” aos olhos da população. “Desenvolvemos toda a identidade visual da iniciativa, com base no tradicional laranja, que foi aplicado inclusive no uniforme de corrida, para que eles possam voltar às ruas e resignificar a sua presença”, complementam.
 

Mais Esportes