Campeão do UFC, Deiveson Figueiredo é homenageado com a mais alta condecoração aos atletas paraenses
Daico conquistou o cinturão peso-mosca no último sábado (18)
Mais novo campeão do UFC, o lutador paraense Deiveson Figueiredo foi homenageado nesta quarta-feira (22) com a mais alta condecoração aos atletas paraenses: a Comenda Grão-Pará. O governador do Estado, Helder Barbalho, entregou a medalha ao dono do cinturão peso-mosca, que chegou em Belém nesta madrugada e partirá amanhã para Soure, no Marajó.
Deiveson derrotou no último sábado (19) o norte-americano Joseph Benavidez, em Abu-Dhabi, nos Emirados Árabes, para conquistar o cinturão. Helder comentou sobre a honraria ao campeão, e afirmou que o lutador é um exemplo para a juventude paraense.
"[É um] reconhecimento do estado do Pará a este paraense, que nos traz orgulho e acima de tudo, eleva o nome do Pará, do Brasil, ao mais alto patamar do pódio do UFC. Para nós, termos um marajoara, um paraense, alguém que, com sua história, demonstrou ser possível [chegar ao topo], a partir das escolhas. Um exemplo como esse deve ser seguido por nossas crianças e jovens, para persistirem por seus sonhos e fazerem com que se tornem realidade".
Quem também falou sobre este momento especial para Deiveson, foi amigo de infância do lutador Evanildo Bragança Mendes. Evanildo, que é cientista, relembrou o começo da dupla, há mais de 10 anos: "Foi um prazer muito grande estar no aeroporto e esperar o Daico. Ver ele chegar com aquele cinturão. Passou um filme na cabeça, quando éramos adolescentes no quintal do professor Antenor. Treinávamos jiu-jitsu, kung-fu com ele, no terreiro, em cima de umas lonas", disse Evanildo, que ocupa um lugar na Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (Abrasci).