MENU

BUSCA

Barcarena: Enduro do Alumínio chega a 20ª edição com alto nível técnico

O maior evento off road da cidade vai envolver mais de 100 atletas, entre pilotos de motos, quadriciclos e ciclistas, em diversas categorias

Larissa Costa/ Especial para O Liberal

A 20ª edição do Enduro do Alumínio está confirmada para os próximos dias 24 e 25, em Barcarena. Organizada pela equipe Roncadores da Trilha, com apoio da prefeitura, o maior evento off road da cidade vai envolver mais de 100 atletas, entre pilotos de motos, quadriciclos e ciclistas, nas categorias novato, júnior, sênior e master.

VEJA MAIS

Em 2003 a equipe encarou o desafio de promover o 1º Enduro do Alumínio. Sérgio conta que inicialmente contrataram uma pessoa especializada no assunto: “Na época era complicado fazer tudo, porque esse esporte você precisa fazer toda a parte de navegação, com mapeamento por planilha, posicionamento, organização dos postos de controle (PC's) e apuração de resultados”, explica Sérgio. Depois que viu o processo, o atleta de enduro de regularidades se sentiu seguro para fazer de forma independente e encorajou o amigo: “Isso a gente faz!”.

Depois de ter ficado como vice-campeão em uma etapa em que representou o município na competição, Sérgio Campos conversou com o amigo e passaram a organizar a competição em Barcarena. “Em 2004 a gente já estava fazendo por conta própria e desde então eu assumi a diretoria de prova junto com o Luciano”, afirma.

Estrutura e alto nível técnico

O Enduro leva o nome do produto fabricado na região, o alumínio, uma vez que a economia da cidade gira em torno da cadeia produtiva do alumínio. A prova funciona a partir de um trajeto percorrido pelos pilotos que são avaliados dentro da regularidade do que determina a organização do evento. “Os pilotos tentam sair de um lugar e chegar em outro através de um mapa, uma planilha, onde indicamos a quilometragem que devem andar, a direção para onde os pilotos têm que ir e o tempo de cumprimento da prova”, explica o organizador.

As médias de velocidade mudam conforme a categoria do piloto. “A prova não é de quem chega primeiro, mas quem é mais regular. Cada um tem seu tempo de largada”, explica.

O esporte de regularidade tem ganhado cada vez mais espaço na região. O representante da equipe Roncadores da Trilha fala com satisfação sobre o estado do Pará estar recebendo a maior prova de Rally Enduro de Regularidades que é o Rally dos Sertões: “Fomos agraciados em termos a conclusão da prova aqui no Pará, em Salinas”, festeja.

Mesmo pensando em desistir algumas vezes, o esportista se alegra em promover o 20º Enduro do Alumínio que vale para a 13ª e 14ª etapa do Campeonato Paraense 2022 e aproveita para agradecer o incentivo da prefeitura de Barcarena: “Tivemos o apoio saudoso ex-prefeito Vilaça e agora o Renato Ogawa deu continuidade ao apoio, desde a primeira conversa que tivemos”, conta.

Os apaixonados pela competição de regularidade vão encontrar em Barcarena uma prova de nível técnico, organização e estrutura adequada a todos os participantes e competidores.

 

 

 

Mais Esportes