MENU

BUSCA

Atletas paraenses da ginástica rítmica vão representar o estado no Torneio Nacional

O evento foi organizado pela Federação Paraense de Ginástica (Fepagin) e quatro ginastas foram selecionadas para representar o estado na edição nacional, em Porto Alegre (RS)

Cinthia Gatti / O Liberal

Belém sediou no último sábado (28) o Torneio Regional de GR da região Norte. Por conta da pandemia, o evento foi realizado de forma online, através de uma plataforma digital, sem a presença do público. Participaram da competição atletas dos estados do Pará, Rondônia, Roraima e Amazonas.

Cerca de 80 ginastas com idades a partir de 9 anos disputaram vagas para a edição nacional do Torneio, que acontecerá em novembro, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

As ginastas competiram nos níveis iniciante e avançado, nas categorias pré-infantil, infantil, juvenil e adulto. Além da apresentação solo, as competidoras foram avaliadas nos aparelhos bola e fita. Quatro atletas paraenses foram selecionadas e vão representar a região Norte – duas ginastas no individual e uma dupla.

Vitória Brabo de 15 anos, disputou na categoria juvenil nível II – ficou em terceiro lugar geral na seletiva, atleta do Centro de Ginástica do Pará (CGPará). Ela conta que vem treinando pesado há três anos para a competição.

“Eu treinei muito... fiquei muito feliz em conseguir essa vaga, não foi fácil! Machuquei meu pé na véspera da competição, mas eu continuei e disse pra mim mesma que esse ano a vaga era minha e eu consegui. Estou muito feliz.”, relata a atleta.

Além da Vitória, também foram classificadas Megan Paes, 12; Andy Santos, 10; e Eduarda dos Santos, 10.

O evento durou mais de 11h horas ao longo do sábado. Árbitros estaduais, nacionais e internacionais foram responsáveis pela avaliação e seleção das atletas. De acordo com o presidente da Fepagin, Agenor Paes, é muito importante levar atletas para representar o estado em uma competição nacional.

“A gente consegue, de certa forma, dar um pouco de sonho pra essas meninas. É importante dar essa visibilidade às atletas do Norte, porque elas podem competir com meninas de outras partes do Brasil.”, ressalta o presidente.

Etapa nacional

As atletas selecionadas agora têm pouco mais de um mês para se preparar para o Torneio Brasileiro de Ginástica Rítmica, que acontecerá em Porto Alegre de 4 a 7 de novembro deste ano. A competição reunirá as melhores atletas de cada região do Brasil e elegerá as melhores em nível nacional.

As ginastas paraenses seguem os treinos e se preparam também para o campeonato Paraense Individual e Conjuntos de Ginástica Rítmica, que será realizado pela Fepagin no dia 13 de novembro. A Federação estuda a possibilidade de realizar o evento de forma presencial.

“Estamos nos preparando para iniciar as competições de ginástica rítmica com a presença do público. Foram quase dois anos de competições e treinos suspensos ou realizados de forma online. Se tudo der certo faremos essa próxima edição presencial.”, explica a vice-presidente da Fepagin e membro do Comitê de Ginástica Rítmica do Pará, Camila Solano, responsável pelas competições estaduais de GR.

Mais Esportes