MENU

BUSCA

Jovem de Belém conquista título brasileiro de jiu-jitsu e mira Mundial

Após cair nas quartas de final em 2024, Ronald do Rosário Moraes conquistou o Campeonato Brasileiro Sem Kimono na categoria Juvenil.

O Liberal

Uma eliminação que poderia significar o fim de um sonho acabou se transformando no combustível para uma das maiores conquistas da carreira de Ronald do Rosário Moraes. Morador do bairro do Jurunas, em Belém, o atleta de 17 anos conquistou, no último dia 28 de junho, o título do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu Sem Kimono, disputado no Rio de Janeiro, após um ano de preparação motivada pela derrota sofrida na edição anterior.

Em 2024, Ronald foi eliminado nas quartas de final da competição. Ainda no ginásio, prometeu que retornaria mais forte. A resposta veio nesta temporada. Na categoria Juvenil, faixa azul, peso médio (até 72,5 quilos), o paraense venceu quatro combates e garantiu o lugar mais alto do pódio em uma chave com 15 competidores de diferentes estados.

"O ano passado foi muito importante para mim. Parei nas quartas de final e prometi que voltaria mais forte. Me dediquei ainda mais, evoluí meus treinos todos os dias e consegui conquistar esse título com muito esforço", afirmou.

Preparação exigiu superar lesão e corte de peso

O caminho até o título também foi marcado por desafios fora do tatame. Durante o período de preparação, Ronald sofreu uma lesão em um treinamento e precisou interromper as atividades por uma semana. Para minimizar os impactos, adaptou os treinos e reforçou os cuidados físicos.

Outro desafio foi o processo de corte de peso para competir dentro do limite da categoria, trabalho realizado com acompanhamento da nutricionista Janeive Gomes. Segundo o atleta, todo o planejamento foi decisivo para enfrentar adversários considerados entre os mais fortes da categoria.

"Nenhuma luta foi fácil, porque todos os atletas eram muito bons. A final foi a mais difícil. Meu adversário tinha uma guarda muito flexível, mas eu havia treinado bastante esse tipo de situação e consegui colocar em prática tudo o que preparei”, disse.

Conquista reforça protagonismo do Pará no jiu-jitsu

Considerado um dos torneios mais importantes e técnicos do calendário da modalidade, o Campeonato Brasileiro representa um marco na trajetória do jovem paraense. Para Ronald, a medalha de ouro significa confirmar que está apto a competir em alto nível.

"O Campeonato Brasileiro é um dos maiores campeonatos de jiu-jitsu do mundo. Ser campeão me mostra que também estou entre os melhores do mundo”, falou.

Natural de Belém, ele destaca que representar o Pará é uma das maiores motivações em sua carreira.

"Sou muito grato por representar o meu estado em competições nacionais. Sempre vou carregar a bandeira do Pará com muito orgulho por onde eu passar”, falou.

Próximo objetivo é conquistar espaço no cenário internacional

Com o título brasileiro, Ronald passa a mirar as principais competições internacionais do circuito, entre elas o Campeonato Mundial, o Campeonato Europeu, o Pan-Americano e o World.