MENU

BUSCA

Carateca de Abaetetuba garante vaga na final do Campeonato Brasileiro em Brasília

Ronaldo Victor obteve única medalha de ouro da equipe paraense que foi a 13ª colocada entre os 22 estados

Braz Chucre

Entre 22 estados em uma competição de alto rendimento técnico, o Pará foi o 13º lugar na primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Caratê realizado no final de semana em Brasília - DF, no ginásio do Cruzeiro. A equipe paraense competiu com 22 caratecas, mas somente quatro medalharam, entre eles o garoto Ronaldo Victor, único ouro.

Ronaldo, da Academia Júnior Lemos, de Abaetetuba, foi campeão na categoria Sub-14 e garantiu vaga na fase final da competição nacional no mês de outubro no Rio Grande do Sul. "O Ronaldo Victor está conosco há cinco anos. É um garoto muito dedicado ao caratê. É muito obstinado em busca de medalhas. É campeão paraense na sua categoria e ano passado foi convocado pela CBK (Confederação Brasileira de Karatê) para o Pan-Americano, mas não conseguiu medalhar", disse Júnior Lemos, treinador.

Cristovão Souza, 50 anos, da Academia Senshinkai, de Capanema, foi bonze no Máster, 47/51 anos.  

Além dos abaetetubenses, a equipe paraense foi composta por atletas de Capanema, Cametá e Belém. A Academia Senshinkai, campeã estadual de 2018, teve 50% de caratecas na seleção. Paulo Nara, técnico da equipe, ao lado de Klenard Raniere, destacou o nível da competição brasileira.

"Foi difícil, parecia uma final de brasileiro com presença dos melhores atletas. Sempre conseguíamos colocar muita gente no pódio, desta vez foi diferente. Mas não podemos ficar se lamentando. É seguir treinando mais forte para ganhar medalhas. Nós, paraenses, não desistimos da luta. Vamos continuar na batalha e tentar vagas nas outras competições que estão por vir", analisou. Minas Gerais foi primeira colocada com 62 medalhas de ouro. Santa Catarina, segunda, 36 e  Rio de Janeiro, terceiro, 24 medalhas.

Devido a problemas na pista na divisa de Ipixuna e Aurora do Pará, os caratecas de Capanema ficaram parados por um bom tempo na volta de Brasilia. O prefeito capanemense disponibilizou transportes para retornos dos atletas à cidade.