Indiana Pacers elimina favorito Cleveland Cavaliers e vai à final do Leste na NBA
O Cleveland Cavaliers entrou nos playoffs da NBA com status de favorito. Foi o melhor time da Conferência Leste na temporada regular, bateu recordes de invencibilidade e chegou a ostentar a melhor campanha do campeonato por seguidas semanas. Até que parou no então coadjuvante Indiana Pacers, que acabou com todo o favoritismo do rival na noite desta terça-feira ao fechar por 4 a 1 a série melhor de sete jogos.
Sem tomar conhecimento da torcida local, os Pacers selaram o confronto com uma vitória por 114 a 105 para se tornar a primeira equipe assegurada nas finais de Conferência. O futuro adversário na disputa pelo título do Leste será o vencedor da série entre Boston Celtics, atual campeão e desfalcado de Jayson Tatum, e New York Knicks, que lidera por 3 a 1.
Os Pacers buscam seu primeiro título na NBA. E vão disputar pelo segundo ano consecutivo a final do Leste. Na temporada passada, foram superados pelos Celtics. A classificação seguida para uma decisão não acontecia na franquia desde 2013 e 2014.
Nesta terça, os visitantes contaram mais uma vez com a estrela de Tyrese Haliburton, destaque da equipe ao longo da série contra os Cavaliers. Ele anotou 31 pontos, oito assistências e seis rebotes. Pascal Siakam também se destacou, com 21 pontos, oito rebotes e cinco assistências.
A partida seguiu o mesmo roteiro das anteriores desta série. Os Cavaliers saíram na frente, abrindo 31 a 19 no primeiro quarto. Mas a vantagem foi pulverizada pelos Pacers ao longo do segundo e terceiro quartos. A equipe da casa tentou reagir no último período, sem sucesso.
Pelos Cavaliers, o destaque foi Donovan Mitchell, cestinha da partida, com 35 pontos. Evan Mobley contribuiu com um "double-double", de 24 pontos e 11 rebotes. Ao fim da partida, Mitchell lamentou a derrota, a terceira em casa neste confronto, em contraste com a campanha brilhante da equipe diante de sua torcida durante a temporada regular.
"Eu adoro jogar nesta arena, cara. Estamos com 0-3 em casa. Decepcionamos a cidade. Este lugar é especial. O que dói é o fato de não termos conseguido (vencer) em casa", lamentou o jogador.
Pela Conferência Oeste, o Oklahoma City Thunder finalmente mostrou força no duelo com o Denver Nuggets ao vencer por 112 a 105, em casa, pelas semifinais. Os favoritos lideram por 3 a 2 o confronto. Trata-se da primeira vez que o Thunder aparece na ponta após seguidas atuações abaixo do esperado.
O suado triunfo foi obtido apesar da performance brilhante de Nikola Jokic. O candidato a MVP da temporada anotou 44 pontos e 15 rebotes. E foi ofuscado pelo desempenho coletivo do Thunder, sob a liderança dos 31 pontos de Shai Gilgeous-Alexander - seis jogadores alcançaram os dois dígitos em pontuação.
Com o triunfo, o Thunder já poderá selar a vitória no confronto no próximo jogo, na quinta-feira, na casa dos Nuggets. O vencedor da série terá pela frente na final o vitorioso do duelo entre Golden State Warriors e Minnesota Timberwolves, que lidera por 3 a 1.
Confira os resultados da noite desta terça-feira:
Cleveland Cavaliers 105 x 114 Indiana Pacers - Pacers fecharam a série Oklahoma City Thunder 112 x 105 Denver Nuggets - Thunder lidera por 3 a 2
Acompanhe os jogos desta quarta-feira:
Boston Celtics x New York Knicks Minnesota Timberwolves x Golden State Warriors