WTorre tem menos de um dia para pagar R$ 128 milhões ao Palmeiras; entenda a briga judicial
O valor corresponde à repasses atrasados na parceria que a construtora tem com o clube
A Justiça determinou o prazo de até esta quarta-feira (21) para que a Real Arenas, braço da WTorre, responsável pela gestão do Allianz Parque, efetue o pagamento do valor em dívida com Palmeiras, correspodente à R$ 128 milhões que se referem a repasses não feitos ao clube e previstos em contrato nos últimos oito anos.
Após três tentativas sem êxito, a notificação foi recebida na última sexta-feira (16) pela empresa. O prazo estipulado à construtora foi de três dias utéis, começando na segunda-feira (19) e expirando na noite de hoje.
VEJA MAIS
Parceira do Palmeiras e WTorre
Sob contrato, a parceira entre o Palmeiras e a WTorre é de 30 anos, iniciada na inauguração da arena, no fim de 2014. Ou seja, o negócio entre o clube e a construtora é válido até novembro de 2044. Em entrevista ao ge na semana passada, além de citar a cobrança, a presidente do clube disse que a parceria têm sido um péssimo negócio.
"A Real Arenas não paga ao Palmeiras há oito anos. Desde o fim de 2014, pagaram apenas sete meses do que o clube tem direito, de percentuais de receitas, como aluguel para shows, naming rights, restaurantes, cadeiras, camarotes. Quando falam que o Allianz é um case de muito sucesso, não é um case de sucesso. Seria, se pagassem o que devem", disse Leila Pereira, a dirigente do Palmeiras.
A WTorre, por sua vez, respondeu em nota: "Reafirmamos que este é um modelo de negócio vencedor e que tem sido extremamente positivo para todas as partes".
Como funciona a parceria?
Com o passar dos anos, os percentuais do direito à receita pelo Verdão só aumenta. Confira o percentual pela locação da arena para eventos e exploração de áreas como lojas, lanchonetes e estacionamento:
- Até 5 anos da abertura: 20%
- De 5 anos até 10 anos da abertura (estágio atual): 25%
- De 10 anos até 15 anos da abertura: 30%
- De 15 anos até 20 anos da abertura: 35%
- De 20 anos até 25 anos da abertura: 40%
- De 25 anos até 30 anos da abertura: 45%
O percentual pela locação de cadeiras, camarotes, além do naming rights com a Allianz são:
- Até 5 anos da abertura: 5%
- De 5 anos até 10 anos da abertura (estágio atual): 10%
- De 10 anos até 15 anos da abertura: 15%
- De 15 anos até 20 anos da abertura: 20%
- De 20 anos até 25 anos da abertura: 25%
- De 25 anos até 30 anos da abertura: 30%
Caso na polícia
Além da ação na Justiça, o Palmeiras solicitou, e a polícia abriu inquérito para investigar a Real Arenas, braço da WTorre responsável pelo Allianz. A diretoria do clube pede que iniciem-se apurações sobre possíveis crimes de apropriação indébita e associação criminosa.
(*Gabriel Bentes, estagiário sob supervisão do editor web de Oliberal.com, Felipe Saraiva)