MENU

BUSCA

Parazão 2022: FPF mantém fórmula de disputa e determina Re-Pa com torcida única e renda dividida

Competição será disputada a partir de janeiro, entre 12 clubes. Remo, Paysandu e Tuna são cabeças de chave na primeira fase

Caio Maia e Pedro Cruz / O Liberal

Representantes dos clubes e da Federação Paraense de Futebol estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira (26) para o congresso técnico do Parazão 2022. A reunião, que ocorreu na própria sede da FPF, basicamente serviu para deliberar sobre o regulamento do estadual do ano que vem, que será disputado a partir de janeiro.

Vagas em torneios nacionais

O regulamento de 2022 seguirá a mesma determinação do ano passado: os três primeiros colocados garantem vagas na Copa do Brasil de 2023; as duas equipes de melhor campanha geral vão para a Série D do Brasileiro - caso já tenham alguma divisão nacional garantida, a vaga seguirá para o melhor colocado seguinte.

No caso da Copa Verde, os critérios são definidos pela CBF e, via estadual, somente o campeão tem vaga assegurada. Os demais critérios são via Ranking Nacional de Clubes e Ranking das Federações.

 

Tabela

O Parazão 2022 está programado para começar no dia 26 de janeiro, uma quarta-feira. Paysandu e Remo vão estrear em casa, enquanto a Tuna jogará fora de Belém. O único Re-Pa da primeira fase será realizado na penúltima rodada. Já o clássico entre Papão e Águia Guerreira ocorre na segunda rodada. Leão e Lusa duelam na rodada 5.

Clubes que vão disputar o Parazão 2022:

- Paysandu
- Remo
- Castanhal
- Tuna Luso
- Bragantino-PA
- Itupiranga
- Tapajós
- Amazônia Independente FC
- Independente Tucuruí
- Águia de Marabá
- Paragominas
- Caeté ou Parauapebas

Parazão