MENU

BUSCA

Pará tem um dos mais novos faixas pretas de Taekwondo do Brasil

Renan tem uma trajetória de sucesso no esporte

Redação Integrada

O Pará tem um dos mais novos faixas pretas de Taekwondo do Norte e Nordeste do Brasil. Trata-se de Renan Lisbôa Pereira, de apenas oito anos, sendo que dois destes anos foram dedicados ao esporte. Ele foi alçado à condição de faixa preta no último sábado, dia 14, na academia Porto Taekwondo.  

Renan celebra a conquista e avalia que o esporte agregou valores pessoais. "O taekwondo me ensinou a ser uma criança melhor. Pois os princípios do taekwondo são: cortesia, integridade, perseverança, auto controle e espírito indomável. Então, eu tenho que aplicar esses princípios na minha vida, mesmo eu sendo criança, pois para eu ser um faixa preta, meu mestre me ensinou isso", disse.

Apesar da idade, Renan tem um discurso típico de quem usa as artes marciais para adquirir conceito de vida. "Antes de eu treinar taekwondo eu tinha muita vergonha. Depois que eu comecei a treinar, eu apresento trabalho na escola sem vergonha, leio, converso com as pessoas". O sucesso no esporte se agrega aos anseios de uma criança. "Para treinar taekwondo tem que ter responsabilidade, para mim, o taekwondo também é uma diversão, pois eu tenho muitos amigos que treinam comigo na academia e eu também fiz muitos amigos depois que comecei a treinar taekwondo".

História

Renan da Cruz Lisbôa Pereira nasceu em Belém, no dia 10 de agosto de 2011. Começou a treinar Taekwondo em março de 2017, na academia Porto Taekwondo, com 5 anos de idade. Ele pratica Taekwondo há 2 anos e nove meses. Em 2017, estreou nas competições de Taekwondo na categoria Kyorugui. Já conquistou os seguintes títulos: bicampeão Paraense, bicampeão da Copa Porto Taekwondo, bicampeão do Sagrado Coração de Jesus, tricampeão da Copa Torres Taekwondo e campeão do Torneio Re-Pa de Taekwondo. 

Em 2020, Renan pretende disputar o Campeonato Regional do Norte de Taekwondo, em Macapá, e o Festival Internacional Taekwondo - 50 anos de Taekwondo no Brasil, em São Paulo, além das competições locais.

Futebol