MENU

BUSCA

Ídolo do Remo ensina técnicas de jardinagem e gramado aos abrigados no Mangueirão

Mais de 40 pessoas que estão abrigadas no Mangueirão nesse período de pandemia recebem orientações

Fabio Will

Os moradores de rua que estão abrigados no estádio Mangueirão devido à pandemia, recebem capacitação em jardinagem e gramado. A atividade é uma iniciativa da Seel (Secretaria de Estado e Lazer), que administra o estádio. O projeto tem o apoio da Seaster (Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda), que coordena e executa a acolhida às pessoas. 

Ao todo,são 41 pessoas divididas em duas equipes, que são orientadas pelo agrônomo e ex-jogador de futebol Mesquita. Ídolo do Remo, o funcionário público mostrou várias técnicas de jardinagem e afirmou que os novos alunos ficaram empolgados com a iniciativa.

“Mostramos técnicas como a retirada de ervas daninhas (invasoras), preparação de áreas para levantamento de jardim, adubação, pulverização, entre outras, o que pode ajudar no sentido de eles terem uma iniciação nesta atividade e já no primeiro dia observei a empolgação deles”, comentou.

O estádio Mangueirão e o ginásio Mangueirinho já receberam mais de 700 pessoas em situação de rua, porém abriga atualmente 230. A nova experiência  em jardinagem pode mudar a vida de“P.R”, de 27 anos, que vivia nas ruas há quatro meses e que já trabalhou como ambulante.

“O que me chamou a atenção para fazer este treinamento é que vai ocupar minha mente, além do que pode ser uma oportunidade no mercado de trabalho para”, disse.

Neste período de pandemia, a Seaster desenvolveu um trabalho de emissão de documentos como certidão de nascimento e também RG, que ajudou para que muitos recebessem o auxílio emergencial pago pelo governo federal, além de atendimento psicossocial e jurídico.

Futebol