MENU

BUSCA

Guia do Parazão 2023: saiba como vem a Tuna Luso para a disputa do Campeonato Paraense; veja

Águia do Souza aposta na mescla entre juventude e experiência para voltar a ter destaque no Parazão.

Caio Maia

Terceira maior campeã paraense com 10 títulos conquistados, a Tuna tem como objetivo retomar a hegemonia estadual nesta temporada. Para o Parazão de 2023, a Lusa investiu nas categorias de base - um dos grandes patrimônios do clube - e agregou ao elenco jogadores experientes para lutar pelo campeonato. 

A tradicional Águia do Souza mandará suas partidas no Parazão 2023 no estádio do Souza, em Belém. A estreia no torneio, no entanto, será fora de casa, contra o Itupiranga, no dia 22 de janeiro. O primeiro jogo em seus domínios será no dia 29, contra o Águia de Marabá, às 9h30. 

Tuna

  • Presidente: Graciete Maués
  • Mascote: Águia
  • Técnico: Josué Teixeira

Nesta temporada, o Parazão será apenas a primeira de três competições que a Lusa disputará no ano. Ainda no primeiro semestre, a Águia encara, pela segunda temporada consecutiva, a Copa do Brasil. Já nos últimos seis meses de 2023, a Gloriosa voltará suas forças à disputa do Campeonato Brasileiro da Série D. O principal objetivo da equipe no torneio é alcançar o acesso à Terceirona, fato que não ocorre há 16 anos. 

A preparação para a temporada, porém, tem sido instável. No último final de semana antes da estreia pelo Parazão, a Tuna realizou um jogo-treino contra o Tesla, equipe que disputará a terceira divisão do Campeonato Paraense em 2023. A Águia Guerreira saiu de campo derrotada pelo placar de 4 a 2.

  • Folha Salarial estimada: Não divulgado
  • Mando de campo: Estádio Francisco Vasques - Souza. 
  • Capacidade:  6 mil

Apesar do revés, a Tuna confia na mescla (talento e experiência) para fazer bonito mais uma vez no Estadual. A última vez que a Gloriosa teve uma campanha de destaque no Parazão foi em 2020, quando foi vice-campeã, perdendo a final para o Paysandu, na Curuzu. 

Neste ano, os grandes destaques da Tuna estão nos setores de meio de campo e ataque. O meia Wallace, ex-Remo, chega com a responsabilidade de ser o camisa 10 tunante na temporada. Ele terá na frente outros dois jogadores que passaram pelo Leão Azul, mas tem ligações com a Aguia do Souza: Silvio e Welthon. 

Outro ex-Remo será protagonista na Tuna, mas no comando técnico. Mantido depois da eliminação precoce na Série D do ano passado, Josué Teixeira terá a missão de fazer a Gloriosa ser competitiva no estadual e brigar pelo acesso na Série D do Brasileirão. 

  • Principais jogadores: Dedé, Tiago Felix, Silvio, Welthon e Wallacer
  • Time base: Regis; Vitinho, Dedé, Charles e Tiago Felix; Alyssoon, Kauê e Wallacer; Felipe Recife, Silvio e Welthon. 
Futebol