MENU

BUSCA

Gols de Pelé ignorados pela Fifa impulsionam Neymar ao topo da artilharia da Seleção; entenda

Entidade que controla o futebol no mundo não reconheceu 18 gols do Rei em amistosos contra clubes e combinados. 

Caio Maia

Com os dois gols marcados sobre a Bolívia, em Belém, pelas Eliminatórias da Copa de 2026, Neymar se tornou o maior goleador da Seleção Brasileira em jogos oficiais. O feito, no entanto, só foi possível porque a Fifa, entidade que controla o futebol no mundo, não reconheceu 18 gols marcados por Pelé com a amarelinha.

VEJA MAIS

Contexto da época

Os enfrentamentos de seleções com clubes ou combinados regionais eram comuns no passado. De acordo com o historiador Napoleão de Almeida, a Data Fifa - janela no calendário do futebol criado para enfrentamento entre seleções - só foi criada somente em 2002. Antes disso, os times nacionais sofriam para organizarem amistosos e se manterem ativos.

"Os amistosos contra as seleções estaduais nos anos 1960, 1970 e um pouco nos anos 1980 eram disputados em estádios lotadíssimos, com rendas altíssimas. O Brasil jogava com uniforme oficial, cobrando ingresso, trio de arbitragem. Como é que você não vai dar cunho oficial disso?", disse o historiador ao GE.

Veja o número os gols que Pelé marcou em jogos não reconhecidos:

  • Brasil 7 x 1 Malmo (SUE) - 2 gols - 1960
  • Brasil 5 x 3 Atlético de Madrid (ESP) - 3 gols - 1966
  • Brasil 4 x 2 AIK (SUE) - 2 gols - 1966
  • Brasil 3 x 1 Malmo (SUE) - 2 gols - 1966
  • Brasil 4 x 0 Bahia - 1 gol - 1969
  • Brasil 6 x 1 Seleção Pernambucana - 1 gol - 1969
  • Brasil 1 x 2 Atlético-MG - 1 gol - 1969
  • Brasil 4 x 1 Seleção Amazonense - 1 gol - 1970
  • Brasil 3 x 0 Combinado de Guadalajara (MEX) - 1 gol - 1970
  • Brasil 5 x 2 Combinado de León (MEX) - 2 gols - 1970

Histórias

Os gols marcados por Pelé, mas não reconhecidos pela Fifa, carregam uma série de boas histórias e também algumas lendas. Uma delas está relacionada ao primeiro jogo contra o Malmo, em 1960. Diz-se que Pelé teria feito um dos gols de um chute do meio de campo, mas não há registro. Além disso, os relatos apontam que o Rei ainda deu quatro assistências, ajudando a construir o marcador.

Outra história engraçada, está documentada, ocorreu no amistoso contra a Seleção Pernambucana, em 1969. Com 26.929 pagantes, a Ilha do Retiro teve uma tarde de domingo de lotação e falta de serviço aos torcedores. Ainda no primeiro tempo, o estoque de refrigerante e refresco do estádio acabou e o público passou “sede”.

Uma partida que também é guardada com carinho foi o amistoso contra o combinado de Guadalajara. Antes da partida, um icônico cartaz dos torcedores mexicanos para Pelé foi espalhado na cidade. O texto dizia: "Hoje não trabalharemos, porque vamos ver Pelé - que ontem apareceu nas ruas de Guadalajara".

Futebol