MENU

BUSCA

Ex-Corinthians, novo goleiro do Independente relembra convívio com Tite e Ronaldo Fenômeno

Em meio à pré-temporada, Gauther Martins conversou com a equipe de O Liberal e falou sobre os planos do Independente no Parazão

Caio Maia/ O Liberal

"Vim aqui pra fazer história novamente". É com essa motivação que o goleiro Gauther Martins, de 29 anos, chegou ao Independente de Tucuruí para a disputa do Campeonato Paraense de 2022. Contratado como um dos destaques para a próxima temporada, o arqueiro tem rodagem por gigantes do futebol brasileiro - como Santos e Corinthians - e  passagem pelo futebol europeu. Além de experiência, Gauther traz ao Galo Elétrico o convívio com grandes técnicos e jogadores, como Tite, Ronaldo Fenômeno, Roberto Carlos e Adriano.

Em meio à pré-temporada e a expectativa para a estreia no Parazão, Gauther conversou com a equipe de O Liberal e falou sobre os planos do Independente no campeonato. O jogador também explicou os fatores que o fizeram sair da Europa e vir para o interior do Pará, além de relembrar histórias do tempo em que jogou no Corinthians.

Goleiro cruzou o Atlântico para chegar ao Pará

Conhecido por defender várias equipes do interior de São Paulo, em 2018 Gauther aceitou um novo desafio: atuar no futebol português. O jogador defendeu por quase três temporadas pelo Nacional da Ilha da Madeira e conheceu uma nova forma de jogar futebol.

Apesar dos anos positivos em Portugual, Gauther conta que a pandemia interrompeu a sequência de trabalho, exigindo com que ele voltasse ao Brasil. No meio dessa transição, surge o Independente, clube que ele avalia ter "sinceridade" no trabalho.

"Os clubes acabaram fechando. Por conta disso, não consegui bons números na temporada e tive que voltar ao Brasil. A minha esposa, que também é jogadora de futebol, estava no Marítimo, também de Portugal, e fechou com a Ferroviária, de São Paulo. Voltei pra cá com ela e fiquei de olho em oportunidades do mercado. Nesse momento ocorreu o contato com um treinador amigo meu, que me propôs o Independente, clube que está numa crescente", disse.

'Extraordinário': Gauther avalia passagem pelo Corinthians

Antes de ir para a Europa e rodar por clubes do interior de São Paulo, Gauther teve o que, talvez, tenha sido a maior experiência na carreira: uma passagem pelo profissional do Corinthians. Revelado na base do Timão, o goleiro treinou no clube por três temporadas e contou histórias sobre o Ronaldo Fenômeno, Roberto Carlos e Adriano no Timão.

"Eu peguei o Ronaldo no fim da passagem. Tive o prazer treinar algumas vezes com ele. Pra mim foi uma das maiores experiências da vida ver, no mesmo vestiário que eu, pessoas como o Ronaldo, Roberto Carlos, Adriano. A primeira vez que ouvi a voz dele no vestiário, cumprimentando as pessoas, eu fiquei arrepiado. O cara é um ícone do futebol mundial", explicou.

Gauther também fala sobre a experiência de ser treinado por Tite, no Corinthians. O jogador avalia o contato com o atual técnico da Seleção Brasileira como algo "extraordinário". Ele diz que o treinador tem espaço para crescer no cenário mundial depois da seleção.

"Pra mim foi uma das maiores experiências da minha vida. Você conhecer o Tite é incrível. Trabalhar com ele, o Cléber Xavier, o Carille, é uma experiência extraordinária. O Tite é um cara que, independente do escalão do atleta, seja do titular ao último reserva, ele tratava todos iguais. É um cara que vai chegar em lugares maiores, ele trabalha demais, estuda demais. Tem uma inteligência no futebol fora do comum", avaliou.

Goleiro planeja temporada histórica no Galo Elétrico

A passagem de Gauther no Independente pode ser curta - o arqueiro tem contrato até o fim do estadual - mas promete ser histórica. Pelo menos é o que afirma o jogador. O goleiro diz que quer repetir o feito do Galo Elétrico de 2011 e conquistar mais um título estadual. Segundo ele, a dedicação do grupo é condizente com a de uma equipe campeã.

"Pode ter certeza que estamos trabalhando muito forte pra competição. Nosso maior objetivo é ser campeão. Sabemos da situação dos grandes da capital, mas não podemos nos conformar com isso. Temos a vontade e o querer de chegar até a final. A comissão tem feito a gente se dedicar muito. Estamos muito concentrados pra fazer história novamente", finaliza Gauther.

Ficha técnica

  • Nome: Gauther Martins
  • Idade: 29 anos
  • Posição: goleiro
  • Clubes: Ponte Preta, Rio Branco-SP, Corinthians, Goiânia, União Barbarense, Santacruzense, Santos, Nacional da Ilha da Madeira-POR e União Madeira. 
Futebol