MENU

BUSCA

Depois de dois anos de reforma, Mangueirão se moderniza e entra na 'era' das arenas esportivas; veja

Do antigo 'Bandolão' restaram apenas as lembranças; a nova arena esportiva coloca o Pará no hall dos estádios modernos e confortáveis, com capacidade ampliada para 50 mil pessoas

Luiz Guilherme Ramos

Embora seja um "evento-teste", o Re-Pa que decide uma vaga na final da Copa Verde entra para a história como o primeiro de uma nova era para o estádio paraense, que passou mais de dois anos fechado, para a maior reforma já vista em sua história. Do antigo estádio com capacidade para 35 mil pessoas, o Mangueirão se transformou em uma arena multiuso com espaço para comportar confortavelmente cerca de 50 mil pessoas, em um investimento de cerca de R$ 200 milhões do governo estadual.

Mas o que o torcedor vai encontrar ao chegar ao estádio Olímpico? Essa é a pergunta que o paraense faz, às vésperas do primeiro encontro. Em linhas gerais, o Mangueirão terá ampliada a sua capacidade de público, acréscimo de telões de led, iluminação, melhorias nas vias de acesso interna e externa, estacionamento, bares, restaurantes, nova pista de atletismo, câmeras de segurança, catracas, novas cabines, camarotes, assentos em todo estádio, mais rampas de acesso aos setores, novo gramado, pontos de atendimento médicos, banheiros, vestiários, áreas para cadeirantes e um museu do futebol.

Veja o que mudou no estádio:

Acesso

O novo Mangueirão terá agora mais duas rampas de acesso às arquibancadas. Além das tradicionais elevações nos lados A e B, serão construídas duas novas rampas em cada setor. Elas levarão os torcedores diretamente para o setor das cadeiras, que será ampliado até a beira do gramado, no formato de "arena". Além das rampas, serão construídos novos "vomitórios", uma espécie de "mini-rampas" que ligam as elevações principais às arquibancadas. Ao todo, entre rampas principais e "vomitórios", serão construídas 14 novas estruturas.

Estacionamento

Antes, o Mangueirão tinha cerca de 2.500 vagas para veículos. Após a reforma, o espaço terá capacidade para cerca de 9 mil veículos, em uma medida para extinguir a ação de "flanelinhas", que lucravam no espaço externo do estádio. A partir de agora, toda a área da avenida Augusto Montenegro e Transmangueirão será fechada e os bilhetes devem ser comprados antecipadamente através dos clubes.

Bares e restaurantes

Para o torcedor que queira assistir aos jogos com maior conforto, o Mangueirão terá a opção de quatro restaurantes espalhados no nível acima das cadeiras cativas, localizados na parte de trás dos gols, que vão oferecer ao espectador uma visão privilegiada. Além disso, por todo estádio novos bares entrarão em funcionamento, abastecendo a região das arquibancadas e cadeiras cativas 

Gramado e pista de atletismo

De acordo com a Sedop, o gramado do novo Mangueirão será no padrão Fifa. Além disso, a pista de atletismo será adequada de acordo com os padrões do Comitê Olímpico Internacional. Atualmente, a Fifa permite dois modelos de campo de jogo: um inteiramente natural e outro híbrido - 50% grama e 50% sintético. O segundo modelo, utilizado para evitar desgastes causados pelo clima, é utilizado no estádio do Maracanã.

Banheiros

De acordo com o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Arnaldo Dopazo, o antigo problema de banheiros está com os dias contados. "Hoje teremos banheiros em todo o anel superior da arquibancada. Pra você ter uma ideia, o número de banheiros femininos foi de 17 para 39. Além disso, criamos o "banheiro familiar", para que os pais possam levar os filhos criança ao local", disse. 

SAIBA MAIS

A partir de agora, o Mangueirão volta a receber partidas de futebol, mas também estará aberto a outras atividades. De acordo com o secretário de Estado Esporte e Lazer (SEEL), Cássio Andrade, o espaço terá um aluguel fixo mensal de R$30 mil, recurso destinado à manutenção e conservação do local, que também poderá receber shows musicais. " É uma espécie de subsídio, para poder continuar sendo atrativo, sim, para as torcidas e para os clubes. Vamos compensar isso em outras partes econômicas do estádio. A área do campo, através de um piso moderno 'easyfloor', vai permitir a utilização do espaço para a realização de shows e eventos, que irão aumentar a arrecadação do estádio”, disse o secretário. 

Vale lembrar que o estádio sempre recebeu eventos não relacionados ao futebol. Desde que foi inaugurado, em 1978, o local já recebeu inúmeros grandes eventos de artistas nacionais e internacionais, como Menudo, o grupo pop que fez um show em Belém em 1985, com o então garoto Rick Martin na formação. Além desse, Balão, Mágico, Sandy e Junior, festivais de música sertaneja, além de eventos religiosos. A reforma do Mangueirão trará ao espaço um novo capítulo em sua história, desta vez contando inicialmente por felizes 25 mil torcedores, que terão o privilégio de assistir o Re-Pa da semifinal da Copa Verde, em dois "eventos-testes", até a entrega oficial, no dia 9 de abril, em outro clássico Rei da Amazônia.  

Futebol