Copa do Brasil: Paulistas e Cariocas começam a decidir competição nesta quarta-feira; saiba mais
Retrospecto entre finalistas aponta ligeira vantagem dos paulistas; de um lado Corinthians e São Paulo, do outro Fluminense e Flamengo
A maior rivalidade do futebol brasileiro ganha um capítulo de destaque a partir desta quarta-feira, quando começa a semifinal da Copa do Brasil. Os dois confrontos de ida colocam frente a frente Fluminense e Corinthians, no Maracanã, e São Paulo e Flamengo, no Morumbi.
O primeiro confronto começa a partir das 19h30, enquanto em São Paulo o jogo começa pontualmente às 21h30. Na história dos confrontos eliminatórios entre os finalistas, a vantagem dos paulistas é notória: 6 a 2 para o Corinthians e 5 a 4 para o São Paulo.
Vivendo uma boa fase na Série A do Campeonato Brasileiro, o Fluminense entre com moral para mudar um aspecto histórico inquietante, que o coloca com apenas dois triunfos contra o Timão, de um total de oito. Em campo, o técnico Fernando Diniz tem apenas uma dúvida. O volante André apresentou sintomas gripais na última segunda-feira e foi poupado, retornando no dia seguinte. Ainda existe a expectativa sobre a atuação do atleta. Caso contrário, Martinelli deve herdar a vaga.
Do lado corintiano, foram seis vitórias em eliminatórias. A primeira delas na final da Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo, em 1941; nas semifinais dos Campeonatos Brasileiros de 1976 e 2002; nas quartas de final da Copa do Brasil 2009; nas oitavas de final da Copa do Brasil 2016 e nas quartas de final da Copa Sul-Americana 2019. Para esta partida, o técnico Vitor Pereira chega com os principais atletas descansados. Os atacantes Yuri Alberto e Roger Guedes, por exemplo, jogaram 49 e 53 minutos, respectivamente. Renato Augusto, o homem da criação, apenas 36. Giuliano deve desfalcar o time, assim, é provável que a escalação que venceu o Atlético-GO na fase anterior deve ser repetida.
SAIBA MAIS
Outro lado
Na outra chave, São Paulo e Flamengo possuem um histórico de decisões mais equilibrado quando se trata de decisões de campeonato. A história registra nove decisões envolvendo o Tricolor Paulista e o Rubro-Negro.
Dos nove, o São Paulo levou a melhor em cinco oportunidades: nas finais da Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo de 1943 e 1953, nas quartas de final da Libertadores 1993, na final da Supercopa da Libertadores de 1993 e nas quartas de final da Copa do Brasil 2020. Em campo, o técnico Rogério Ceni não terá Miranda, suspenso na partida contra o América-MG. Além disso, o treinador sinalizou que pode mudar a zaga, de três para dois zagueiros, para reforçar o meio-campo com Patrick. O desfalque de última hora é Gabriel Neves, que está com problemas no tornozelo.
Do outro lado da chave, o Flamengo corre atrás no placar das decisões, onde perde por uma, diante do Tricolor. O time carioca venceu o São Paulo em quatro oportunidades: final da Copa Ouro de 1996, na semifinal do Torneio Rio-São Paulo de 1997, na final da Copa dos Campeões Mundiais 1997 e na final da Copa dos Campeões 2001. Para o duelo, o técnico Dorival Júnior deve repetir o time que entrou em campo na maioria dos jogos de mata-mata desde a chegada dele. Embora tenha Vidal em forma, Doriva deve repetir o time que aplicou a goleada de 7 a 1 sobre o Tolima, pela Libertadores.
Os jogos de volta serão nos dias 14 de setembro, no Maracanã, às 21h45, entre Flamengo e São Paulo, e 15 de setembro, às 20 horas, na Arena Neo Química, entre Corinthians e Fluminense.
SAIBA MAIS
Escalações Fluminense e Corinthians
Fluminense: Fábio, Samuel Xavier, Nino, Manoel e Caio Paulista; Nonato, André (Martinelli) e Paulo Henrique Ganso; Matheus Martins, Arias e Cano
Técnico: Fernando Diniz
Corinthians: Cássio; Fagner, Gil, Balbuena e Fábio Santos; Du Queiroz, Fausto Vera e Renato Augusto; Adson, Róger Guedes e Yuri Alberto.
Técnico: Vitor Pereira
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil - FIFA (SC) e Fabricio Vilarinho da Silva - FIFA - (GO)
Árbitro de vídeo: Wagner Reway (PB)
Escalações São Paulo e Flamengo
São Paulo: Jandrei; Rafinha (Patrick), Diego Costa e Léo; Igor Vinicius, Pablo Maia, Igor Gomes, Rodrigo Nestor e Reinaldo; Luciano e Calleri.
Técnico: Rogério Ceni
Flamengo: Santos, Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabriel e Pedro.
Técnico: Dorival Júnior
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE)
Quarto árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)