MENU

BUSCA

Paraense Bárbara Loiola exalta convocação ao quadro de arbitragem da Fifa

Com dez anos de atuação em campo, a paraense recebeu aprovação para trabalhar em jogos internacionais

Braz Chucre

Na arbitragem paraense desde 2009, Bárbara Roberta da Costa Loiola, 29 anos, realizou o sonho de integrar o quadro internacional de árbitro da Fifa (Federação Internacional de Futebol) e, nesta quinta-feira, falou sobre a vitória na carreira: "Ah, é uma conquista de luta que venho tendo há dez anos", contou em entrevista ao repórter Agripino Furtado, da Redação Integrada de O Liberal.

Bárbara, contudo, divide o mérito da sua conquista com a comissão de arbitragem. "Foi um trabalho que fizemos e deu tudo certo graças a Deus. Agora, é continuar com a mesma seriedade para manter o foco profissional que tenho ao longo dos anos de trabalho", comentou.

Com "pés no chão", Bárbara vislumbra uma capacitação maior na arbitragem brasileira e internacional. "Fui trabalhar no meu primeiro clássico [Remo x Paysandu] depois de oito anos de campo como assistente e agora vem esse desafio de pertencer ao quadro da Fifa. Temos que saber lidar com a nova situação. Estou confiante e sempre lembrando das palavras do meu pai e do meu avô, os meus verdadeiros incentivadores à carreira. Por eles, farei tudo para corresponder aos anseios de todos", destacou.

No mês de setembro, Bárbara participou dos testes físicos no Rio de Janeiro (RJ) e contou a dificuldade que teve para vencê-los. "Os testes são bastante difíceis, pois, para atuar nas competições masculinas, você precisa fazer o mesmo teste dos homens", lembrou.

Bárbara recebeu comunicado de Leonardo Gaciba, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, de que estava no quadro da Fifa. "Ele me ligou, dando a notícia, mas pediu que comentasse depois da minha homologação pela própria CBF. "Foi meu melhor presente do ano, chorei muito de alegria."

Futebol