Arbitragem da Premier League vai contar com ajuda de pilotos de avião para melhorar VAR
Após erros em partida entre Tottenham e Liverpool, árbitros ouvem conselhos para aperfeiçoar linguagem durante revisão de lances
Depois de algumas confusões por erros humanos na arbitragem da Premier League, os árbitros devem passar a receber ajuda de pilotos de avião para, principalmente, aperfeiçoar as comunicações oficiais durante revisões oficiais.
De acordo com o jornal britânico "The Times", os pilotos Chris Heaven e Pete Nataraj fizeram uma apresentação para os árbitros de maior destaque na liga. Durante a apresentação, os pilotos falaram sobre a importância na clareza de comunicação, com o mínimo de uso de sílabas.
VEJA MAIS
A atitude da Liga em contratar os pilotos de avião se deu após a partida entre Tottenham e Liverpool, quando a arbitragem anulou um gol de Luis Díaz, pelo Liverpool, que poderia ter evitado a derrota para o Spurs, por 2 a 1.
Na revisão do VAR, o árbitro de vídeo viu que a posição do colombiano era legal, mas disse ao árbitro de campo apenas que a “revisão estava concluída”, pois acreditava que o gol havia sido validado, um erro claro de comunicação. Após o ocorrido, a PGMOL, associação que representa os árbitros da Premier League, divulgou uma nota admitindo a falha decisiva.
Confira a nota na íntegra:
“A PGMOL reconhece que um erro humano significativo ocorreu durante o primeiro tempo do Tottenham Hotspur x Liverpool.
O gol de Luiz Diaz foi anulado por impedimento pela equipe de árbitros em campo. Este foi um erro factual claro e óbvio e deveria ter resultado na marcação do gol por meio da intervenção do VAR, no entanto, o VAR não interveio.
O PGMOL conduzirá uma revisão completa das circunstâncias que levaram ao erro”