Veja quem briga por classificação e contra o rebaixamento na última rodada do Parazão 2022
Equipe de O Liberal elaborou guia do estadual e sinalizou brigas que ainda estão vivas na classificação.
A primeira fase do Campeonato Paraense 2022 termina neste sábado (26). A partir das 15h30, oito partidas definem o futuro das 12 equipes na competição. Por enquanto, há brigas em todas as partidas da tabela, seja pela classificação ou pelo rebaixamento.
O regulamento do Parazão 2022 segue o mesmo modelo do ano passado. Apesar disso, a estrutura da competição ainda confunde alguns torcedores. Por conta disso, a equipe de O Liberal elaborou um guia da última rodada do estadual e sinalizou as brigas que ainda estão vivas na classificação.
Qual o regulamento do Parazão?
Presidente interina da FPF, Graciete Maués, na festa de abertura do Parazão (Cristino Martins / O Liberal)Ao todo, o Campeonato Paraense conta com 12 equipes divididas em três grupos de quatro. Cada time enfrenta clubes das outras chaves, menos da sua própria. Por exemplo: equipes do Grupo A, só enfrentam times dos grupos B e C. Essa modalidade de cruzamento ocorre com as demais chaves da competição.
Se classificam para a próxima fase os dois primeiros times de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados. As duas equipes piores colocadas, levando em consideração a classificação geral da competição, são rebaixadas à Série B do Parazão.
Quem já está classificado à próxima fase?
Até a sétima rodada, apenas duas equipes já garantiram vaga às quartas de final. Ambas estão no Grupo A da competição. O Paysandu, líder com 17 pontos, e o Águia de Marabá, segundo colocado com 11 pontos, já não podem ser alcançados pelo Paragominas, terceiro da chave.
Quem briga para não cair?
Na rodada final, seis equipes brigam contra o rebaixamento à Série B do Parazão. Por enquanto, as duas equipes com pior rendimento no estadual são o Amazônia, com 4 pontos, e o Paragominas, com 6 pontos. Ambos estão no Grupo A da competição.
Apesar disso, todas as equipes do Grupo B do torneio ainda podem terminar a rodada final na zona de rebaixamento. Tapajós e Tuna, com 8 pontos, se livram da degola apenas com um empate. Já Bragantino e Itupiranga, com 7 pontos, precisam vencer para excluir qualquer possibilidade de queda.
O que o Remo precisa fazer para se classificar?
Ao contrário do que ocorreu em anos anteriores, o Remo, clube com uma das maiores torcidas do estado, ainda não está classificado às quartas de final. Para garantir o passaporte para a próxima etapa, o Leão precisa vencer ou empatar com o Águia de Marabá em casa, neste sábado.
O Leão, inclusive, pode até se classificar às quartas perdendo para o Azulão Marabaense. No entanto, caso isso ocorra, precisa torcer para o Castanhal não vencer o Paysandu, no Modelão.
Como ficam os cruzamentos nas quartas de final?
Segundo o regulamento do Parazão, as equipes que garantirem vaga na próxima fase serão classificadas da seguinte forma:
- 1º ao 3º: os líderes de cada chave, organizados de acordo com a campanha na primeira fase.
- 4º ao 6º: segundos colocados de cada chave, organizados de acordo com a campanha na primeira fase.
- 7º e 8º: melhores terceiros colocados, organizados de acordo com a campanha na primeira fase.
Essa classificação define os confrontos da segunda fase no chamado cruzamento olímpico: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º.
Portanto, caso o Parazão terminasse na sétima rodada, os cruzamentos estariam assim:
- Paysandu x Bragantino
- Caeté x Independente
- Tapajós x Tuna Luso
- Remo x Águia de Marabá
Palavras-chave