MENU

BUSCA

Esmac inicia jornada em busca do acesso à Série A1 do Futebol Feminino Brasileiro

A equipe paraense estreia diante do Santos Dumont-SE no Mangueirão

Braz Chucre

O time de futebol feminino da Esmac, mesmo com desfalques de três titulares, está preparado para a estreia no Campeonato Brasileiro Feminino A2, neste sábado (14), às 15h, contra o Santos Dumont-SE, no Mangueirão, com bônus de R$ 5.

A equipe paraense não conta com a volante Lora Soure, que cumpre punição pela expulsão no jogo contra o Taubaté, ano passado. Helaine, zagueira e Cássia Moura, atacante, por serem adeptas da Igreja Adventista, não podem jogar nos dias de sábado.

O técnico Mercy Nunes quer manter a boa retrospectiva do ano de 2019, quando saiu nas oitavas de final após perder para o time paulista. "No futebol feminino, você precisa de trabalho. Nós iniciamos um ano, treinando com pouca estrutura. Hoje, eu já treino todos os dias para ter uma boa base e poder ir mais longe no campeonato. Sabemos que o caminho é longo, difícil, mas com muita dedicação podemos chegar ao nosso objetivo que é o acesso", destaca.

 A Esmac está no grupo A, junto ao Ceará-CE, Oratório- AP, Santos Dumont-SE, Juventude Timonense- MA e Tiradentes- PI. "São times fortes, principalmente o Ceará e o Tiradentes, que possuem muita intensidade de jogo. Vamos trabalhar bem para obter os resultados positivos", diz.

Mercy pode contar com Pingo, Anne Janyna e Keila que tiveram seu nomes publicados no BID [Boletim Informativo Diário]. Pingo começa como titular no comando do ataque da equipe paraense.

ADVERSÁRIO

Sobre o adversário deste sábado, conta que procurou detalhes pela internet. "Sabemos que é o campeão de Sergipe. Merece todo nosso respeito", avalia. O Santos Dumont participa da competição nacional pela primeira vez.

CAMPEONATO

O campeonato conta com 36 clubes e segue o regulamento de 2019, com seis grupos com seis equipes em cada. Os jogos da primeira fase serão disputados em turno único e, ao final, os dois melhores colocados e os quatro melhores terceiros seguirão para a fase seguinte.

Os confrontos das oitavas de final serão definidos por sorteio a ser realizado na sede da CBF. As fases eliminatórias serão disputadas em formato de ida e volta, sem o critério do gol qualificado. Portanto, em caso de empate, o classificado será conhecido nos pênaltis. As quatro equipes que chegarem na fase semifinal estarão promovidas para o Brasileirão Feminino A1 de 2021.

Arbitragem

O jogo tem arbitragem feminino, como homenagem ao Dia Mundial das Mulheres, comemorado no dia 8. Elaine da Silva Melo, árbitra central. Nayara Lucena Soares e Nayara Suely Ribeiro Costa, são suas assistentes.