Almanaque da Segundona: confira tudo sobre os 20 clubes da Série B do Brasileiro 2021
Pela primeira vez na história, torneio conta com cinco campeões da Série A
Com o retorno do Remo, algo que não ocorria desde 2007, a Série B do Brasileiro começa como uma das edições mais complicadas dos últimos anos. Este ano, são cinco campeões da Série A que disputam a Segundona - um recorde na história do torneio. Desde a última sexta-feira (28) até o dia 27 de novembro, 20 clubes disputam as vagas na elite e lutam contra o rebaixamento e a equipe de O Liberal traz os detalhes da competição e das equipes.
Formato de disputa
Desde 2006, o torneio é disputado no sistema de pontos corridos e em 2021 não será diferente. 20 clubes jogam entre si ao longo de dois turnos, em jogos dentro e fora de casa, totalizando 38 rodadas no total. No final da competição, os quatro primeiros colocados conquistam o acesso à Série A do Brasileirão. Já os quatro últimos caem para a Terceirona.
Os critérios de desempate permanecem os mesmos. Em caso de empate entre uma ou mais equipes no número de pontos, é o total de vitórias que desempata. Persistindo a igualdade, os critérios são aplicados nesta ordem: saldo de gols, gols marcados, confronto direto, menor número de cartões vermelhos, menor número de cartões amarelos e sorteio.
Confira o almanaque sobre os 20 clubes da Série B
Série B
BOTAFOGO
Botafogo de Futebol e Regadas
Estádio: Engenhão, Rio de Janeiro-RJ.
Projeção: Briga pelo acesso.
Resumo da temporada: 7º colocado na classificação geral do Carioca, mas vice-campeão da Taça Rio. Pela temporada 2021 são 17 jogos (6 vitórias, 8 empates e 3 derrotas). Segue sob o comando do técnico Marcelo Chamusca, porém sob grande pressão.
Time-base: Douglas Borges; Jonathan, Kanu, Sousa e Paulo Victor; Romildo, Ricardinho e Pedro Castro; Ronald, Marco Antônio e Rafael Navarro. Técnico: Claudinei Oliveira.
Principal jogador: Pedro Castro tem sido considerada a melhor contratação da equipe para a temporada. O experiente meia Ricardinho, ídolo no Ceará, merece menção especial.
BRASIL
Grêmio Esportivo Brasil
Estádio: Bento Freitas, Pelotas-RS
Projeção: Luta contra o rebaixamento.
Resumo da temporada: 9º colocado no Gauchão, atrás de equipes como São Luiz (sem divisão) e Aimoré (Série D). A grande aposta para a Série B é o volante Denilson, ex-São Paulo e Arsenal-ING. O técnico Cláudio Tencatti vem de 3 vitórias, 3 empates e 5 derrotas em 2021.
Time-base: Matheus Nogueira; André Krobel, Leandro Camilo, Icaro e Artur; Everton Dias, Romulo, Bruno Matias, Matheuzinho e Netto; Bruno Paraíba. Técnico: Cláudio Tencatti.
Principal jogador: Leandro Camilo é o homem de sustentação do sistema defensivo Xavante. O lateral-direito Artur e o atacante Netto, ex-Internacional, surgem como apostas.
BRUSQUE
Brusque Futebol Clube
Estádio: Augusto Bauer, Brusque-SC
Projeção: Luta contra o rebaixamento
Resumo da temporada: 32 anos depois, o Brusque está de volta à Série B do Brasileiro. O clube inicia a competição com o gosto agridoce. Apesar do retorno à Segundona, a equipe foi eliminada na primeira fase pelo Retrô-PE, perdendo uma cota importante para o ano. Já no Catarinense, o Bruscão caiu na semifinal para o Avaí-SC, que foi campeão.
Time-base: Dalberson; Toty, Ianson, Éverton Alemão, Airton; Rodolfo Potiguar, Zé Mateus; Garcez, Thiago Alagoano e Bruno Alves; Júnior Pirambu. Técnico: Jerson Testoni
Principal jogador: Artilheiro do Brusque na temporada com sete gols, o meia Thiago Alagoano recusou uma oferta do Goiás. Com isso, recebeu um aumento salarial da diretoria e tem correspondido dentro de campo.
CONFIANÇA
Associação Desportiva Confiança
Estádio: Arena Batistão, Aracaju (SE)
Projeção: Pode ficar no meio da tabela
Resumo da temporada: O Confiança teve um início de 2021 com derrota para o maior rival, o Sergipe, junto com a eliminação do Campeonato Sergipano na semifinal. Esses resultados fizeram o time trocar de técnico. Saiu Daniel Paulista e assumiu Rodrigo Santana. Em 21 jogos, foram 8 vitórias, 8 empates, 5 derrotas, 36 gols marcados e 16 gols sofridos, com aproveitamento de 51%. O comando é do técnico Rodrigo Santana.
Time-base: Rafael Santos; Leandro Silva, Isaque, Nery Bareiro, Bruno Sena; Luciano Juba, Marcelinho, Rafael Vila; Willians Santana, Bruninho e Everton. Técnico: Rodrigo Santana.
Principal jogador: atacante Willians Santana, que marcou quatro gols em 18 jogos.
CORITIBA
Coritiba Foot Ball Club
Estádio: Couto Pereira, Curitiba (PR)
Projeção: Briga pelo acesso
Resumo da temporada: O Coritiba terminou em 9º lugar entre os 12 times e ficou de fora da segunda fase do Campeonato Paranaense. No entanto, o time segue na Copa do Brasil e vai enfrentar o Flamengo na terceira fase da competição nacional. São seis vitórias, dois empates e cinco derrotas em 13 jogos, com 23 gols marcados e 15 gols sofridos. O aproveitamento é de 51%. O time é comandado por Gustavo Morínigo.
Time-base: Wilson; Igor, Nathan Ribeiro, Luciano Castán e Romário; Willian Farias, Val e Rafinha; Valdeci, Igor Paixão e Léo Gamalho. Técnico: Gustavo Morínigo.
Principal jogador: Atacante Léo Gamalho, participa pela 10ª vez na Série B e nunca foi artilheiro da competição. Foram 56 gols marcados em 168 jogos. Nesta temporada, o atacante já marcou sete vezes em 10 partidas.
CRB
Clube de Regatas Brasil
Estádio: Rei Pelé, Macéio (AL)
Projeção: Luta contra o rebaixamento
Resumo da temporada: Carrasco do Paysandu pelo segundo ano consecutivo na Copa do Brasil, o CRB foi vice-campeão do estadual alagoano, após ser derrotado pelo rival CSA. Este é o sexto ano consecutivo do Galo na Segundona, que tem a permanência como principal objetivo. Além dos reforços, o destaque é o jovem técnico Allan Aal, que ocupa o lugar que era de Roberto Fernandes, ex-treinador da dupla Re-Pa.
Time-base: Diogo Silva; Reginaldo, Gum, Frazan, Guilherme Romão; Wesley, Claudinei, Diego Torres; Calyson, Alisson Farias e Hyuri. Técnico: Allan Aal.
Principal jogador: De contrato renovado para esta temporada e principal destaque do CRB no alagoano, meia o argentino Diego Torres, que fez um dos gols na eliminação do Paysandu na Copa do Brasil, tem quatro gols da temporada.
CRUZEIRO
Cruzeiro Esporte Clube
Estádio: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Projeção: Briga pelo acesso
Resumo da temporada: O Cruzeiro ficou de fora da final do Campeonato Mineiro ao perder para o América-MG na semifinal. Mas está na terceira fase da Copa do Brasil enfrentando o Juazeirense-BA. São 7 vitórias, 3 empates, 5 derrotas em 15 jogos, com 16 gols marcados e 10 gols sofridos. O comando é do técnico Felipe Conceição.
Time-base: Fábio; Raúl Cáceres, Joseph, Ramon e Matheus Pereira; Flávio, Matheus Barbosa e Rômulo; Airton, Bruno José e Rafael Sóbis. Técnico: Felipe Conceição.
Principal jogador: O atacante Rafael Sóbis deve se aposentar ao fim de 2021. Mas ainda tem essa Série B para disputar. Em 14 jogos, marcou dois gols.
CSA
Centro Esportivo Alagoano
Estádio: Rei Pelé, Maceió (AL)
Projeção: Briga pelo acesso
Resumo da temporada: O CSA conquistou o Campeonato Alagoano 2021. O aproveitamento foi de 47% em 26 jogos disputados até o momento, sendo 8 vitórias, 13 empates e 5 derrotas, 39 gols marcados e 25 gols sofridos. O time é comandado por Bruno Pivetti
Time-base: Thiago Rodrigues; Norberto, Matheus Felipe, Lucão, Vitor Costa; Geovane, Nadson, Bruno Mota; Gabriel, Aylon e Dellatorre. Técnico: Bruno Pivetti.
Principal jogador: O atacante Dellatorre, que marcou 12 gols em 20 jogos, e o meia Bruno Mota, que tem 9 gols em 10 partidas.
GOIÁS
Goiás Esporte Clube
Estádio: Serrinha, Goiânia (GO)
Projeção: Deve ficar no meio da tabela
Resumo da temporada: O Goiás começou a temporada 2021 com uma eliminação precoce no Campeonato Goiano e ficou de fora da semifinal pelo segundo ano seguido, igualando um recorde negativo de quase seis décadas. Além disso, fez a pior campanha do clube em 56 anos no torneio estadual. Eliminado nas quartas de final, encerrou a participação no sétimo lugar da tabela de classificação geral do Goianão 2021. Em 13 jogos, foram 3 vitórias, 4 empates e 6 derrotas, com nove gols marcados e 19 gols sofridos. O aproveitamento do time comandado pelo técnico Pintado foi de 33 %.
Time-base: Tadeu; Ivan, David Duarte, Reynaldo, Hugo; Caio Vinícius, Breno, Elvis, Diego; Vinícius Lopes e Alef Manga. Técnico: Pintado.
Principal jogador: Atacante Alef Manga. Ele foi artilheiro do Campeonato Carioca pelo Volta Redonda, com nove gols e se destaca pela velocidade como ponta direita
GUARANI
Guarani Futebol Clube
Estádio: Brinco de Ouro da Princesa, Campinas (SP)
Projeção: Pode ficar no meio da tabela
Resumo da temporada: Após escapar do rebaixamento na Segundona de 2020 e encerrar na 13ª colocação, o Guarani caiu nas quartas de final do estadual. Com isso, o Bugre ficou na oitava colocação geral. Porém, os números foram bem irregulares: quatro vitórias, três empates e seis derrotas e um dos piores ataques da competição, com 11 gols (média de menos de uma bola na rede por jogo). O técnico, Daniel Paulista, chega para conduzir a equipe, que tem por objetivo o acesso.
Time-base: Rafael Martins, Pablo, Thales, Carlão e Bidu; Rodrigo Andrade, Índio e Andrigo; Bruno Sávio, Júlio César e Davó. Técnico: Daniel Paulista
Principal jogador: Artilheiro do time no Paulistão com quatro gols, Andrigo é o principal jogador do Guarani-SP até aqui. O problema é que o bom momento do meia gerou interesse de clubes do exterior e Andrigo pode nem terminar a Série B no Bugre.
LONDRINA
Londrina Esporte Clube
Estádio: Vitorino Gonçalves Dias, Londrina (PR)
Projeção: Luta contra o rebaixamento
Resumo da temporada: Com Salatiel, artilheiro do Remo na última Série C no elenco, o Londrina chega para a disputa com a contratação do técnico Roberto Fernandes. O problema para a equipe é que dividirá as atenções com o Campeonato Paranaense. O Tubarão está na semifinal, onde encara o Operário-PR. Resta saber se a equipe terá fôlego para ambos os torneios.
Time-base: César; João Carlos, Marcondes, Lucas Costa, Luiz Henrique; Jean Henrique, Matheus Bianqui, Adenílson; Douglas Santos, Slatiel, Alisson Safira. Técnico: Roberto Fernandes.
Principal jogador: Artilheiro do Londrina-PR na última Série C, Adenílson permaneceu no Tubarão para mais uma temporada. Novamente, o camisa 10 é o destaque. Apesar disso, foi substituído em 12 dos 13 jogos que fez até aqui no ano e marcou apenas uma vez.
NÁUTICO
Clube Náutico Capibaribe
Estádio: Aflitos, Recife (PE)
Projeção: Briga pelo acesso
Resumo da temporada: O Náutico superou o favoritismo do Sport-PE e desbancou o rival na final do Campeonato Pernambucano e conquistou o título. Sob o comando do técnico ex-dupla Re-Pa, Hélio dos Anjos, o Timbu chega com moral e sonha com o acesso à Série A.
Time-base: Alex Alves; Hereda, Camutanga, Wagner Leonardo, Bryan; Rhaldney, Djavan, Jean Carlos; Erick, Vinícius, Kieza. Técnico: Hélio dos Anjos.
Principal jogador: Ídolo da torcida, o experiente atacante Kieza, de 34 anos, foi importante na conquista do Pernambucano. Foram 10 gols marcados em 12 partidas. Números que catapultam o jogador como um dos candidatos à artilharia.
OPERÁRIO
Operário Ferroviário Esporte Clube
Estádio: Germano Krüger, Ponta Grossa (PR)
Projeção: Briga pela metade da tabela
Resumo da temporada: o Operário é mais um que dividirá as atenções do Brasileiro com outra competição. Na semifinal do estadual, o Operário pode repetir o feito de 2015, quando se sagrou campeão paranaense. Apesar disso, a equipe não deve abrir mão deste início da Segundona, com o elenco mais reforçado e experiente, que pode inclusive surpreender.
Time-base: Simão; Lucas Mendes, Fabiano, Rodolfo Filemon, Djalma Silva; Leandro Vilela, Rafael Chorão, Tomas Bastos; Thomaz, Rafael Oller e Ricardo Bueno. Técnico: Matheus Costa.
Principal jogador: O lateral-esquerdo Djalma Silva chegou apenas em fevereiro deste ano, mas já é dono e senhor da posição do Fantasma. Ofensivo, mas com boa recomposição, é necessário ficar de olho nos chutes de longa distância do defensor.
PONTE PRETA
Associação Atlética Ponte Preta
Estádio: Moisés Lucarelli, Campinas (SP)
Projeção: Ficar no meio da tabela
Resumo da temporada: Eliminada na fase de grupos do Paulistão e na segunda fase da Copa do Brasil, a Ponte Preta dispensou o técnico Fábio Moreno e vai iniciar a Segundona sem um treinador. Por isso, a Macaca começará a Série B com o auxiliar Sandro Forner como interino. Momentos conturbados devem atrapalhar a Ponte neste início.
Time-base: Ygor; Felipe Albuquerque, Ednei, Ruan Renato, Jean Carlos; Locatelli, Dawhan; Renatinho, Camilo e Moisés; Paulo Sérgio. Técnico: Sandro Forner (interino).
Principal jogador: Artilheiro da Ponte Preta até aqui com seis gols, o atacante Moisés é o principal destaque do time. A dúvida é se será o suficiente para a Macaca se sustentar nestas primeiras rodadas.
REMO
Clube do Remo
Estádio: Banpará Baenão, Belém (PA)
Projeção: Pode ficar no meio da tabela
Resumo da temporada: a equipe segue invicta na temporada, porém sob certa pressão. A eliminação na semifinal do Parazão, para a Tuna, não foi bem digerida pelo torcedor e virou pauta de uma “conversa” com uniformizadas no Baenão, nas vésperas da estreia na Segundona. Há a expectativa pelo rendimento de jogadores contratados após o fim das inscrições no estadual, principalmente para a defesa, que agora conta com os zagueiros Suéliton e Romércio. A folha salarial estimada para o Brasileiro é de R$ 800 mil.
Time-base: Vinícius; Wellington Silva, Rafael Jansen, Suéliton e Marlon; Uchôa, Lucas Siqueira e Felipe Gedoz; Dioguinho, Edson Cariús e Lucas Tocantins. Técnico: Paulo Bonamigo.
Elenco*:
Goleiros: Vinícius, Thiago Rodrigues, Rodrigo Josviaki e Lucas Mozart.
Zagueiros: Fredson, Rafael Jansen, Romércio, Suéliton, Kevem e Mimica.
Laterais-direitos: Wellington Silva e Thiago Ennes.
Laterais-esquerdos: Marlon e Ely.
Volantes: Uchôa, Lucas Siqueira, Vinícius Kiss, Paulinho Curuá, Pingo e Warley.
Meias: Felipe Gedoz, Erick Flores e Tiago Miranda.
Atacantes: Dioguinho, Gabriel Lima, Lucas Tocantins, Renan Gorne, Rafinha, Edson Cariús, Jefferson, Wallace, Ronald e Tiago Mafra.
*Atualizado até 28/05/2021.
Principais jogadores: a grande referência técnica e criativa é Felipe Gedoz. O camisa 10 é o responsável pela articulação de jogadas e principal batedor de faltas, ao lado de Marlon. Também se destaca Lucas Siqueira, pela liderança e combatividade no meio-campo.
SAMPAIO CORRÊA
Sampaio Corrêa Futebol Clube
Estádio: Castelão, São Luís (MA)
Projeção: Pode ficar no meio da tabela
Resumo da temporada: Campeão maranhense em cima do maior rival, o Moto Club, o Sampaio Corrêa chega com o foco em permanecer na segunda divisão. O sexto lugar do ano passado até colocou algumas expectativas a mais na equipe. Porém, apesar da conquista do estadual, o time está sendo desfeito e as dúvidas pairam no Sampaio.
Time-base: Mota; Sávio, Joécio, Victor Oliveira, Erick Daltro; Ferreira, André Luiz, Eloir; Jefinho, Jajá e Ciel. Técnico: Felipe Surian.
Principal jogador: Ex-Paysandu, Jefinho é o artilheiro do Tricolor com seis gols até aqui no ano. Comandante do ataque, o jogador não teve uma passagem marcante no Paysandu, mas agora chega como a esperança de gols do Sampaio.
VASCO
Club de Regatas Vasco da Gama
Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Projeção: Briga pelo acesso
Resumo da temporada: Nada de bicho papão da edição. Mesclando atletas das categorias de base com veteranos, o Vasco deve enfrentar alguma irregularidade (o quinto lugar no Cariocão exemplifica isso), por causa da juventude de certos jogadores. Ainda assim, até por causa das dívidas, este parece ser o caminho escolhido pelo Gigante da Colina para se reerguer.
Time-base: Vanderlei; Léo Matos, Miranda, Leandro Castán, Zeca; Andrey, Galarza, Gabriel Pec; Morato, Léo Jabá e Cano. Técnico: Marcelo Cabo.
Principal jogador: No meio da juventude, é a experiência e o faro de gol do argentino Germán Cano a grande esperança de vitórias do torcedor vascaíno. Artilheiro do time no ano com sete gols em apenas 10 jogos, Cano é mais um candidato a ser artilheiro da Série B.
VILA NOVA
Vila Nova Futebol Clube
Estádio: OBA
Projeção: Briga contra o rebaixamento.
Resumo da temporada: Campeão da última Série C, o Vila Nova inicia a Segundona frustrado por amargar mais um ano sem o título goiano (não conquista desde 2005). Desta vez, a derrota na final foi para a grande surpresa, o Grêmio Anápolis. Além disso, a saída do meia-atacante, um dos destaques da última Terceirona, foi conturbada. O objetivo do clube é ficar na Série B.
Time-base: Georgemy; Celsinho, Rafael Donato, Saimon, Willian Formiga; Dudu, Arthur Rezende; Pedro Bambu, João Pedro e Kelvin; Pedro Júnior. Técnico: Wagner Lopes.
Principal jogador: Ex-Vasco, São Paulo, Palmeiras e Porto-POR, o atacante Kelvin, de 27 anos, tem três gols neste ano que deixou as dúvidas de lado e se tornou o principal destaque do Tigre.
VITÓRIA
Vitória Esporte Clube
Estádio: Barradão, Salvador-BA
Projeção: Briga contra o rebaixamento
Resumo da temporada: O primeiro semestre do Vitória foi conturbado. Eliminado na primeira fase do Campeonato Baiano, venceu apenas dois dos nove jogos na competição (foram cinco empates). No Nordestão, o clube até chegou à semifinal, mas caiu para o Ceará. Na Copa do Brasil, alcançou a terceira fase, onde vai encarar o Internacional. Apesar de sonhar com a Série A, fugir da Terceirona parece ser o objetivo principal da equipe, que lutou contra o rebaixamento em 2020.
Time-base: Ronaldo, Raul Prata, Marcelo Alves, João Victor (Mateus Moraes) e Roberto; Gabriel Bispo, Pablo Siles (Cedric) e Soares; Guilherme Santos, David e Samuel. Técnico: Rodrigo Chagas.
Principal jogador: Jovem centroavante, Samuel é o principal artilheiro do Vitória na temporada, com seis gols em 19 partidas. Revelado na própria base do Leão Baiano, o carioca de apenas 20 anos chama a atenção pela força perna esquerda e o jogo aéreo.