MENU

BUSCA

Aos 61 anos, corredor paraense luta por apoio para competir em São Paulo

Manoel Sardinha soma vários títulos no atletismo, categoria máster

Redação Integrada ORM

Manoel Sardinha, 61 anos, ganhou motivação para uma maior dedicação aos treinamentos para o Campeonato Brasileiro de Atletismo da categoria máster, nos dias 17 e 18 de novembro, em São Bernardo do Campo (SP). Há duas semana que Sardinha não tinha a menor perspectiva de competir no evento nacional, por falta de apoio. Mas, a situação pode mudar daqui para a frente através da ajuda da Cometa, empresa paraense, que ficou de fornecer passagem ao corredor paraense. “ Estou nessa expectativa. Tudo certo, vou embora” diz.

Sardinha se notabiliza pelo espírito aventureiro em prol do atletismo brasileiro, chegando a passar cerca de 60 dias fora de casa para competir fora do Estado. “É uma rotina. Sou assim, encaro todas as adversidades, mas com ajuda dos amigos”.

A ameaça de ficar de fora do Brasileiro teve início no mês passado, quando Manoel Sardinha foi à Sejel renovar o seu patrocínio. A surpresa fui saber que agora a Secretaria custeia apoio por meio de pessoa jurídica, ou seja através de entidades desportivas. “Antes, o meu patrocínio era direto, sem problemas. Ganhava passagem, ajuda de custo. Essa mudança complicou tudo. Mas não me tirou do caminho. Vou ter de dar um jeito de ir. Estou organizando, estada, alimentação, transporte por lá. Mas não está sendo fácil”, comentou Sardinha.

Se for ao Brasileiro, Manoel Sardinha vai em defesa da sua liderança no ranking nacional nas provas de 800m e 1500m rasos, além dos 400m que correrá pela primeira vez.

Manoel Sardinha, cuja profissão era pintor, começou no atletismo aos 45 anos para curar o vício do alcoolismo. Virou corredor profissional de maior prestigio local com vários títulos internacionais e nacionais na categoria máster. Soma mais de treze títulos na bagagem. Mesmo com várias participações em Brasileiros e Grand Prix Sul-Americano sonha um dia competir no Mundial. Ainda não foi por falta de apoio financeiro. “Um dia realizo meu sonho”, revela.

O Imperial, do Jurunas, clube em que está registrado na Federação de Atletismo, está conseguindo a documentação do atleta para que ele volte a ser subsidiado pela Sejel, a partir de 2019.

Amigos ou pessoas que queiram ajudar Sardinha com uns ‘trocados’ para sua alimentação e estada em São Paulo devem ligar para: 9.8346-2621 ou 9.8852-3203. “Ficarei agradecido”, afirma Manoel Sardinha. 

Esportes