Villarreal vence o Manchester United nos pênaltis, e conquista o título da Liga Europa
Após empate no tempo normal e na prorrogação, espanhóis vencem na disputa por pênaltis e conquistam o torneio europeu pela segunda vez em sua história
O Villarreal é o campeão da Liga Europa 2020/21. Nesta quarta-feira, o time espanhol encarou o Manchester United na Arena Gdansk, na Polônia, e a equipe comandada por Unai Emery venceu os Diabos Vermelhos nos pênaltis por 11 a 10 depois de empate em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação. Gerard Moreno e Cavani marcaram os gols no tempo regulamentar.
+ Veja a tabela da Liga Europa
JOGO MORNOComo era de se esperar em uma final, o primeiro tempo foi bem disputado na Arena Gdansk. Villarreal e Manchester United não se lançaram desesperadamente ao ataque e não criaram tantas oportunidades claras de gol ao longo da primeira etapa.

Etapa inicial foi bem disputada (Foto: MICHAEL SOHN / POOL / AFP)
ELE MARCAEm uma das raras chances de gol nos 45 minutos iniciais, o Submarino Amarelo abriu o placar com o atacante Gerard Moreno, que faz grande temporada e foi convocado para a disputa da Eurocopa pela Espanha. Após cobrança de falta de Dani Parejo, o camisa 7 apareceu sozinho dentro da área para desviar e marcar. Foi o 30º gol do atacante em 46 partidas pelo Villarreal na temporada.

Gerard Moreno fez a melhor temporada da carreira (Foto: JANEK SKARZYNSKI / POOL / AFP)
ARTILHEIRO DO OUTRO LADOSe Gerard Moreno balançou as redes pelo lado espanhol, o artilheiro do Manchester United não deixou por menos. No início da etapa final, o uruguaio Edison Cavani deixou tudo igual na decisão da Liga Europa. Após chute de fora da área de McTominay, a bola sobrou nos pés do camisa 7 dos Diabos Vermelhos, que bateu para empatar o jogo com o gol aberto.

Após início ruim, Cavani teve final de temporada em alto nível (Foto: ALEKSANDRA SZMIGIEL / AFP / POOL)
IGUALDADEApós o gol de empate, o Manchester United continuou pressionando o Villarreal, mas os Diabos Vermelhos não conseguiram balançar as redes. O atacante Cavani teve boa chance depois de jogada de Luke Shaw, mas cabeceou em cima da marcação. Nos acréscimos, Pau Torres teve chance para o Submarino Amarelo, mas mandou por cima do gol de De Gea.

Gerard Moreno e Cavani foram os autores dos gols no tempo normal (Foto: ALEKSANDRA SZMIGIEL / POOL / AFP)
PRORROGAÇÃONos 30 minutos adicionais, o Villarreal foi melhor no primeiro tempo e criou mais chances de marcar. No segundo tempo, já com a proximidade da disputa por pênaltis, as duas equipes não se expuseram tanto. No fim, o time espanhol chegou a pedir um pênalti de Fred após a bola bater na mão brasileiro em chute de Gerard Moreno, mas a arbitragem, com o auxílio do VAR, mandou seguir.
PÊNALTISNa disputa por pênaltis, todos os dez cobradores acertaram suas cobranças na série normal. Nas cobranças alternadas, todos os seis jogadores restantes do Villarreal precisaram bater, com 100% de aproveitamento, incluindo o goleiro Rulli. O goleiro De Gea, do Manchester United, perdeu sua cobrança e o Submarino Amarelo venceu por 11 a 10.
VEJA AS COBRANÇASVillarrealGerard Moreno - golDani Raba - golPaco Alcácer - golAlberto Moreno - golDani Parejo - golMoi Gómez - golRaúl Albiol - golFrancis Coquelin - golMario Gaspar - golPau Torres - golGerónimo Rulli - gol
Manchester UnitedJuan Mata - golAlex Telles - golBruno Fernandes - golMarcus Rashford - golEdinson Cavani - golFred - golDaniel James - golLuke Shaw - golAxel Tuanzebe - golVictor Lindelöf - golDe Gea - defesa de Rulli
PRIMEIRO TÍTULOCom o título, o Villarreal alcançou sua primeira Liga Europa. O clube espanhol chegou a ser campeão duas vezes (2003 e 2004) da Copa Intertoto da Uefa, competição que já foi extinta. Agora, o Submarino Amarelo disputará a Supercopa da Europa contra o vencedor do duelo entre Manchester City e Chelsea, que se enfrentam no próximo sábado.
PRESENÇA DE PÚBLICOO futebol europeu tem vivido a experiência da volta dos torcedores aos estádios após a pandemia da Covid-19. Com o advento da vacinação, torcedores das duas equipes puderam acompanhar a partida na Polônia. O público foi de aproximadamente 10 mil torcedores, mas nem todos usavam a máscara, que era obrigatória.

Torcida do Villarreal na Arena Gdansk (Foto: MAJA HITIJ / POOL / AFP)
Palavras-chave