Tuna e Águia entram em campo neste domingo pela última rodada da primeira fase da Série D
Lusa busca liderança do Grupo A1, enquanto Águia precisa vencer para garantir vaga no mata-mata
Tuna Luso e Águia de Marabá voltam a campo neste domingo (27), às 17h, pela 14ª e última rodada da primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Os dois representantes paraenses vivem cenários distintos no Grupo A1 da competição nacional.
Classificada com antecedência, a Tuna encara o lanterna Humaitá, no Mangueirão, e ainda sonha com a liderança da chave. Para isso, precisa vencer e torcer por uma derrota do Manauara diante do Independência-AC, fora de casa. Caso termine na primeira colocação, a Lusa enfrentará o quarto colocado do Grupo A2 (Sampaio Corrêa, Iguatu, Maranhão e Tocantinópolis) e poderá decidir o primeiro mata-mata em Belém.
Para o Humaitá, a partida será a despedida do campeonato. Último colocado da chave, com apenas quatro pontos, o time não tem mais chances de se classificar para a próxima fase.
Já o Águia de Marabá depende apenas de si para avançar à próxima fase. A equipe enfrenta o Grêmio Atlético Sampaio (GAS), em Boa Vista-RR. Em caso de vitória, o Azulão garante vaga direta no mata-mata e ainda pode melhorar sua posição na tabela, dependendo do resultado entre Manaus e Trem.
Caso confirme a classificação, o Águia de Marabá terá pela frente o líder do Grupo A2 (Altos) ou um dos seus vice-líderes, Imperatriz ou Sampaio Corrêa. A partida decisiva do mata-mata será longe dos domínios paraenses.
Se empatar, precisará torcer contra Trem e Independência. Em caso de derrota, ainda poderá se classificar, desde que os dois concorrentes diretos também percam.
Ao todo, 32 equipes seguem para a próxima fase da Série D, que será disputada em sistema de mata-mata, com jogos de ida e volta. O acesso será definido nas quartas de final da competição.
Classificação do Grupo A1 da Série D
- Manuara – 26 pontos
- Tuna Luso Brasileira – 24 pontos
- Manaus Futebol Clube – 20 pontos
- Águia de Marabá – 19 pontos
- Trem Desportivo Clube – 18 pontos
- Independente-PA – 18 pontos
- Grêmio Atlético Sampaio (GAS) – 14 pontos
- Sport Clube Humaitá – 4 pontos
*(Iury Costa, estagiário de jornalismo sob supervisão de Caio Maia, coordenador do Núcleo de Esportes)
Palavras-chave