MENU

BUSCA

Hoje é final! Relembre gols marcantes de paraenses pela Copa do Brasil

Lista relembra fatos felizes e tristes de jogadores da terra na competição

Redação Integrada ORM

A noite desta quarta-feira (17) será de decisão no futebol. Corinthians e Cruzeiro terão a atenção de todos os apaixonados pelo mundo da bola na grande final da Copa do Brasil, marcada para as 21h45, na Arena Itaquera, em São Paulo. Diante disso, a reportagem relembra gols marcantes de paraenses na história da competição. Veja abaixo!

1994 - Título e a eternidade no Grêmio

Dono da camisa 9 do Grêmio comandado por Luiz Felipe Scolari, o paraense Nildo, aos 28 anos, passou a ser sinônimo de Copa do Brasil no Tricolor a partir de um lance. Naquela final de 1994, contra o Ceará, o centroavante posicionou-se dentro da área para a cobrança de escanteio, pediu ao zagueiro e companheiro de equipe, Paulão, para ficar no segundo pau e correu para o primeiro. Ao encontrar a bola, testou com toda a força e marcou o único gol do confronto. Foi o segundo dos cinco títulos gremistas no certame. Veja abaixo!



1996 - Erro e a crucificação

Volante com capacidade de atacar. Em 1996, Castor já podia ser chamado como "volante moderno", mas o jogador acabou sendo marcado mesmo por um lance infeliz. Castor integrava o Remo que ficou muito perto de eliminar o Conrinthians de Marcelinha Carioca e Edmundo nas oitavas de final da competição. No primeiro jogo, em São Paulo, o placar ficou 0 a 0 com grande atuação do goleiro azulino, Claudecir.  Na partida da volta, em Belém, o lateral Júnior abriu o placar aos 27 minutos do segundo tempo. A classificação estava garantida até que, aos 47, a bola foi espirrada na área e Castor, na tentativa de afastá-la da zona de perigo, chutou contra o próprio gol e fez contra. Remo eliminado e Castor execrado. Relembre aquele jogo!



2006 - "Davi derruba Golias"

Habilidoso e com um dos grandes currículos de jogadores paraenses na história do futebol, o meia Rogério Belém participou de uma das vitórias improváveis que a Copa do Brasil se notabilizou em sediar. Foi em 2006, quando o jogador, já em fim de carreira, defendeu o modesto 15 de Novembro, do Rio Grande do Sul. O time enfrentou o poderoso Grêmio logo na segunda fase da Copa BR e venceu o primeiro jogo, em Campo Bom. Na segunda partida, o Grêmio, em Porto Alegre, devolveu a derrota por 1 a 0, mas acabou sendo eliminado nos pênaltis. Rogério Belém marcou o segundo na série de cobranças.


Rogério Belém treinando pelo Remo antes de ir para o 15 de Novembro | Foto: Marcelo Seabra / O Liberal
2010 - O surgimento do craque

Um ano mágico para um time que embalou o Brasil sob a regência do paraense Paulo Henrique Ganso. O Santos de 2010 chegou ao título da Copa do Brasil daquele ano, mas o gol marcante do paraense naquela edição da disputa foi na semifinal também contra o Grêmio. A partida terminou 3 a 1 para o Peixe e sacramentou a classificação santista, já que o primeiro embate tinha terminado 4 a 3 para o Grêmio. No lance de Ganso, ele tabelou com Robinho, recebeu a bola na intermediária pela esquerda e soltou um chute cruzado quando a bola ainda estava no ar. Golaço! Assista abaixo!