Amazonas ganha torneio de natação Norte-Nordeste em Belém
Equipe baré quebra favoritismo dos paraenses e pernambucanos
Com quase cem pontos a mais sobre o Pará, a seleção de natação do Amazonas sagrou-se campeã do XXXII do Torneio Inter Federativo Norte-Nordeste Troféu Milton Medeiros , realizado em Belém, no parque aquático da Tuna Luso, no final de semana.
A seleção paraense foi segunda colocada na competição.
Foi à segunda conquista baré na longa história do tradicional torneio do calendário de competições da CBDA. O Amazonas foi campeão do torneio em 2014 em sua casa.
A vitória amazonense põe fim no reinado nordestino de quatro anos: Bahia com seis e Pernambuco com dezoito são os maiores ganhadores títulos.
Entre os destaques da equipe paraense, Andreza dos Remédios, do Payandu, que estabelece novo recordes nos 200 borboleta com o tempo de 2’32’’75. A marca anterior de uma nadadora pernambucana com o tempo de 2’53’’34.
Já Estephany Solano, da Tuna Luso, conquistou 4 medalhas de ouro, uma prata e uma bronze no nado individual. Já no revezamento ganhou dois ouro e duas pratas.
De acordo com o técnico Domingos Ferreira o resultado foi normal. A meta da seleção paraense, como frisou, era ficar entre os três primeiros colocados. “ Na verdade, perdemos em alguns detalhes, mas vejo a posição da seleção brilhante na competição onde fomos absoluto no sênior, mesmo assim, não dão deu pra cobrir a pontuação nas demais categorias. A equipe toda está de parabéns”, disse
Pontuação
O torneio, organizada pela Federação Paraense de Desportos Aquáticos (FPDA) contou com onze estados do Norte e Nordeste. Veja a pontuação:
1 – Amazonas - 2.883, 50 Pontos
2 – Pará - 2.788
3 – Pernambuco – 2.053
4 – Bahia – 1.395,50
5 – Ceará - 1.268
6 – Rio Grande do Norte – 883
7 – Amapá – 191
8 – Sergipe – 122
9 – Maranhão – 80
10ª – Alagoas – 61
11ª – Piauí - 61