Alunos do Colégio Militar de Belém são selecionados para Campeonato Mundial de Orientação
Esporte consiste no cumprimento de percursos em ambientes como florestas e é bastante praticado no meio militar
Três jovens atletas paraenses conseguiram vagas para representar o Brasil no Campeonato Mundial Escolar de Orientação, que ocorre na Estônia, país báltico europeu, de 29 de abril a 5 de maio. Aline Almeida, Julia Rosal e Arthur Ferreira, todos estudantes do Colégio Militar de Belém (CMBel), foram escolhidos durante a seletiva nacional, que terminou hoje (17) em Brasília, para compor o grupo de dez atletas de todo o país que vão a Europa para o torneio internacional.
Orientação é um esporte que tem como objetivo percorrer uma determinada distância em terreno variado e desconhecido dos atletas, que são obrigados a passar por pontos de controle específicos descritos em um mapa para completar o percurso. Com o uso do mapa e de uma bússola, ganha quem percorrer o trajeto estabelecido de maneira mais rápida e eficiente.
O preparo físico dos participantes, o domínio da leitura de mapas e capacidades de adaptação ao terreno são fundamentais para um bom desempenho e, por esses motivos, o esporte é geralmente praticado no meio militar. Todos os atletas paraenses que seguem para o mundial estão na faixa etária de 14 a 15 anos.
Para Antonio Cardoso Junior, segundo-tenente do Exército Brasileiro, educador físico e técnico da equipe de Orientação do CMBel, essa conquista é um grande passo para o esporte, que busca ser mais reconhecido no Estado. "Nós temos um campeonato no Pará, organizado por um único clube, mas estamos lutando para montar uma federação. Foram dez vagas oferecidas, pela Confederação Brasileira de Orientação (CBO) e Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), sendo cinco femininas e cinco masculinas. Ter três atletas do Pará entre eles é uma grande vitória", disse o treinador.