MENU

BUSCA

Exercício mental ajuda a manter o cérebro ativo, aponta especialista

Jogos, leitura e palavras cruzadas estão entre as atividades recomendadas

Kamila Murakami / Especial para O Liberal

Manter uma alimentação regrada e realizar exercícios físicos regularmente são práticas fundamentais para garantir a saúde no geral, no entanto para garantir um bom funcionamento do corpo humano também é importante não descuidar dos cuidados com a saúde do cérebro. O órgão está ligado diretamente ao desenvolvimento das atividades diárias de todo ser humano, desde a coordenação dos movimentos até exercícios cognitivos mais complexos.

VEJA MAIS

A também professora aposentada Judeny Leal, 85 anos, conta que nunca deixou de lado o hábito de ler, mesmo após deixar de trabalhar nas salas de aula. Ela diz que há mais de 30 anos pratica palavras cruzadas, após um médico indicar a atividade como um bom exercício para a memória. “Ajuda muito, hoje estou com 85 anos e me sinto muito bem, com o cérebro funcionando perfeitamente”, afirma.

Além disso, a idosa busca outras maneiras de exercitar a mente. Judeny conta que se sente muito bem e ativa, com o auxílio das movimentações diárias. “Eu ainda tenho outras atividades: da manhã ao meio-dia eu gosto de trabalhar com a minha casa. Depois eu vou me deitar, aí eu já pego o meu ‘livrinho’ e vou trabalhar com ele; sento aqui na calçada à tarde e vou trabalhar com ele, fico até a noite assistindo televisão e olhando meu livrinho”, descreve ela.

 

Dicas para manter a saúde do cérebro em dia:

Mantenha uma alimentação balanceada;

Pratique exercícios físicos regularmente;

Priorize qualidade do sono;

Evite bebidas alcoólicas e tabagismo;

Reduza a ingestão de açúcar, sódio e ultraprocessados;

Faça atividades que estimulem a atividade cerebral;

Vá ao médico com frequência.

Especial