TRE do Pará emite zerésima que confirma sistema zerado antes do segundo turno

A emissão ocorreu no Centro de Atendimento ao Eleitor, no bairro da Pedreira, em Belém

Amanda Engelke
fonte

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) realizou neste sábado (26/10), véspera do segundo turno das Eleições 2024, a cerimônia de emissão da zerésima do Sistema de Totalização de Votos (SISTOT). A emissão ocorreu no Centro de Atendimento ao Eleitor, no bairro da Pedreira, em Belém.

A zerésima do SISTOT é o relatório que atesta que o sistema central, responsável por receber os dados das urnas, está zerado, ou seja, sem votos para nenhum dos candidatos concorrentes no pleito. O sistema só passa a contabilizar os votos após o início da votação, a partir do envio dos dados.

image O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) realizou neste sábado (26), véspera do segundo turno das Eleições 2024, a cerimônia de emissão da zerésima (Amanda Engelke/ O Liberal)

 

 

 

 

O Tribunal ressalta que esse procedimento é fundamental para assegurar a integridade do processo eleitoral, garantindo que todos os votos apurados ao final da eleição correspondam exclusivamente aos lançados pelos eleitores no dia da votação. O processo ocorre em todas as eleições.

O presidente do TRE do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Junior, acompanhou a emissão da zerésima e reforçou que o procedimento garante a lisura da totalização dos votos. “A zerésima demonstra que não há nada registrado, comprovando a segurança do processo eleitoral”, frisou o desembargador.

Segundo turno ocorre neste domingo (27)

Neste domingo (27), quando ocorre a nova rodada de votação, um procedimento semelhante será realizado nas urnas eletrônicas: cada seção eleitoral emitirá um relatório para comprovar que as urnas estão zeradas antes do início da votação, marcada para às 8h. Trata-se da zerésima das urnas.

No estado do Pará, o segundo turno das eleições municipais ocorre apenas em duas cidades: Belém e Santarém. Na capital, pouco mais de 1 milhão de eleitores estão aptos a votar. Já em Santarém, o eleitorado apto é de 246 mil, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A expectativa do TRE do Pará é “a melhor possível". O desembargador Leonam destaca que Belém foi a primeira capital do país a definir o resultado do primeiro turno, e que Ananindeua também teve uma totalização rápida. "Agora, são apenas duas cidades, e tenho certeza de que tudo deve transcorrer com absoluta tranquilidade”, afirma. 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

mudança

Helder muda comando de órgão do 1º escalão e ex-deputado assume secretaria no Pará; veja quem

Decretos de exoneração e nomeação foram publicados no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira

2

OPERAÇÃO LAVA JATO

Por que Lula foi preso e por que foi solto? Entenda a decisão do STF sobre o caso

Ex-presidente cumpriu pena por condenações ligadas à Operação Lava Jato, mas teve os processos anulados pelo STF; relembre

3

ELEIÇÕES 2026

Pesquisa mostra que Lula vence em todos os cenários para 2026; Bolsonaro aparece com maior rejeição

Eduardo (62,6%) e Jair Bolsonaro (60,1%) aparecem com o maior percentual que dizem que "não votariam".

4

BOLSONARO PRESO

Não há o que comemorar quando um ex-presidente da República é preso, diz PSDB

O PSDB afirmou, ainda, que sempre defendeu - e continuará defendendo - que as instituições funcionem com serenidade e equilíbrio