MENU

BUSCA

Santarém: eleitores usufruem do direito à gratuidade no transporte público durante as eleições

O serviço está disponível para a população no horário das 7h às 19h deste domingo, mediante apresentação de documento idôneo, com foto, que comprove a condição de eleitor

Ândria Almeida

A liberação de gratuidade nos ônibus é um reforço para os santarenos que precisam usar o transporte público, na hora da votação deste dia 30 de outubro. A decisão de disponibilidade de ônibus sem a cobrança da taxa foi do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, sem que isso configure crime eleitoral. No município de Santarém, a prefeitura publicou um decreto na sexta-feira (28) para que as empresas disponibilizassem a frota para todos os bairros da cidade. 

De acordo com o decreto, o serviço está disponível para a população no horário das 7h às 19h deste domingo, mediante apresentação de documento idôneo, com foto, que comprove a condição de eleitor.

A faxineira Raiane de Oliveira Corrêa, usou a gratuidade do transporte coletivo para votar. Ela mora e vota na vila balneária de Alter do Chão, localizada a cerca de 37 km da zona urbana do município de Santarém, onde fica localizado a escola que ela vota.

Raiane conta que não sabia do passe livre no transporte coletivo e teve uma grata surpresa.

“Eu fiquei surpresa com a passagem de ônibus ser de graça hoje. Pensei que eu ia pagar quando peguei o ônibus, mas no meio da viagem o cobrador anunciou que não precisava pagar e foi aquela aglomeração, todos queriam passar”, contou.

Raiane comemora a economia que fez para exercer o direito ao voto. “A passagem de lá pra cá custa R$4,60, ainda bem que consegui economizar esse dinheirinho”, relatou.

O decreto publicado pela prefeitura na sexta-feira (28), justifica que “muitos eleitores não têm condições de arcar com os custos de deslocamento necessários para se locomoverem até seu local de votação, o que pode inviabilizar o exercício da cidadania”, destacou o documento.

Eleições