Saiba quem são os pré-candidatos à Prefeitura de Marabá

As legendas terão entre 20 de julho e 5 de agosto para realizar as convenções

Tay Marquioro
fonte

No próximo dia 6 de outubro, eleitores de Marabá irão às urnas para escolher quem vai administrar a cidade pelos próximos quatro anos. O atual prefeito Sebastião Miranda Filho (PSD) está no segundo mandato consecutivo, para o qual foi eleito em 2020. Por isso, não pode mais disputar a preferência do eleitorado. A eleição também irá determinar quem ocupará cada uma das 21 cadeiras de vereador na Câmara Municipal de Marabá.

No cartório eleitoral do município, estão concentradas a 23ª e 100ª zona eleitoral. No total, a Justiça Eleitoral considera uma população de 176.498 eleitores aptos a votar no pleito. Desses, 154.902 estão na zona urbana e 20.945 vivem na zona rural.

As legendas terão entre 20 de julho e 5 de agosto para realizar as convenções partidárias, conforme previsto no calendário da Justiça Eleitoral. Nesse período, os partidos devem deliberar sobre coligações e oficializar a escolha dos candidatos. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral. Saiba um pouco sobre os nomes que estão, até o momento, indicados como pré-candidatos a prefeito do município.

 

Chamonzinho (MDB)

Wenderson Azevedo Chamon tem 49 anos, é natural de Marabá e casado com a atual prefeita de Curionópolis, Mariana Chamon, com quem tem três filhas. Chamonzinho – como é conhecido por ser filho do secretário Regional de Governo, João Chamon Neto – começou sua vida pública quando foi eleito vereador e, depois, prefeito de Curionópolis. Atualmente, exerce o mandato de deputado estadual, para o qual foi o mais votado do Pará. Os mais de 20 anos de trajetória política o levaram também a proeminência como comunicador popular, em diversos municípios do sul e sudeste do Pará. No pleito deste 2024, a campanha de Chamonzinho tem a chancela do governador Helder Barbalho.

image Chamonzinho, deputado estadual e pré-candidato do MDB à Prefeitura de Marabá (Divulgação)

Dirceu Ten Caten (PT)

Aos 33 anos, Dirceu tem a vida pública pautada nas lutas sociais. Ainda adolescente, tornou-se coordenador regional da Juventude Cabocla Socialista do Pará (JCSP). Aos 22 anos, fundou a Casa da Juventude de Marabá (Cajum), uma organização não-governamental que capacita jovens para o mercado de trabalho. Filho de Luiz Carlos e Bernadete, Dirceu graduou-se em Direito pelo Centro de Ensino Superior do Pará (CESUPA) e fez pós-graduação em Direito Público pela LFG e em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, o pré-candidato exerce o terceiro mandato consecutivo de deputado estadual, é líder da bancada do PT na Alepa e vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça. Dirceu chefia ainda a Secretaria de Juventude do Parlamento Amazônico, que reúne deputados de nove estados da Amazônia Legal.

image Dirceu Ten Caten, deputado estadual e pré-candidato do PT à Prefeitura de Marabá (Divulgação)

 

Fábio Moreira (PSD)

Pré-candidato da situação, o engenheiro Fábio Moreira construiu boa parte da sua carreira na iniciativa privada. No entanto, desde o primeiro ano de governo Tião Miranda, participou ativamente da gestão municipal como secretário de Viação e Obras Públicas. Natural de Belém (PA), mas vivendo em Marabá há mais de 20 anos, Fábio constituiu família na cidade atualmente é casado com Ana Bethânia, com quem tem três filhos, Fábio Augusto, Pedro e Robson. Na disputa que se aproxima, Fábio busca converter em votos os cerca de 80% de aprovação que o atual gestor conseguiu alcançar e tenta capitalizar para sua imagem o extenso pacote de obras de infraestrutura que estão sendo realizadas pela cidade.

image Fábio Moreira, pré-candidato do PSD à Prefeitura de Marabá (Divulgação)

Irismar Melo (PP)

Natural do Maranhão, mudou-se para o Pará ainda criança com a família. Única mulher na disputa, a pré-candidata carrega um extenso currículo, tanto em formação acadêmica quanto na vida pública. Na área da educação, Irismar é pedagoga, psicopedagoga e Mestre em Educação e atua como servidora estadual, no cargo de Especialista em Educação. Já a graduação em Direito, lhe possibilitou fazer Especialização em Direito Público, com ênfase em Constitucional, e ocupa hoje a presidência da Comissão da Mulher e Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Marabá. Irismar é figura bastante conhecida no cenário político de Marabá e chegou a ser vereadora do por três mandatos consecutivos. Tudo isso, dividindo o tempo ainda com as funções de mãe e esposa.

image Irismar Melo, pré-candidata do PP à Prefeitura de Marabá (Divulgação)

Toni Cunha (PL)

A pré-candidatura do deputado estadual Toni Cunha para o Executivo marabaense foi confirmada no último dia 1º de julho durante evento que teve a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro na cidade. Cunha é delegado de Polícia Federal e ganhou notoriedade ao se eleger vice do atual prefeito Tião Miranda, em 2016. Já em 2018, ele deixou o governo municipal para disputar as eleições para deputado estadual. Foi eleito e exerce hoje o seu segundo mandato na Alepa.

image Toni Cunha, deputado estadual e pré-candidato do PL à Prefeitura de Marabá (Divulgação)
Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

eua x brasil

Após tarifaço, volta a viralizar vídeo de Eduardo Bolsonaro sobre sanções dos EUA a Moraes

No vídeo, parlamentar fala que tem levado "a realidade dos fatos" às autoridades americanas

2

ENTREVISTÃO

Edmilson confirma máfia do reboque e diz que Igor virou as costas à população mais carente

Nas suas declarações, o ex-prefeito ainda afirmou que a cidade recebeu investimentos significativos durante sua gestão e que a atual prefeitura tem preferido atender interesses de minorias, em detrimento das regiões mais carentes de Belém.

3

Política

Parlamentares estaduais denunciam serviço irregular de guincho em Belém

Denúncia aponta ilegalidade na prestação do serviço por ausência de licitação pública para contratação da empresa de propriedade de familiares do chefe de gabinete do prefeito Igor Normando

4

depoimento

Servidor diz que Bolsonaro pediu dados de votação de Lula em territórios do CV

Policial militar lotado Coordenação-Geral de Inteligência do Ministério da Justiça durante a gestão de Anderson Torres, no governo Bolsoanro, Vieira depôs como testemunha de acusação