CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Saiba o que é considerado crime eleitoral e como denunciar

MP Eleitoral esclarece quais são crimes eleitorais possuem mais ocorrência

Emilly Melo
fonte

As campanhas para as eleições municipais deste ano já estão autorizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no entanto, algumas práticas são vedadas aos candidatos e são configuradas como crime eleitoral. Essas irregularidades podem ser denunciadas pelos eleitores por meio dos canais do Ministério Público e da Justiça Eleitoral.

Algumas condutas irregulares costumam ter mais ocorrência durante o período eleitoral, não apenas entre os candidatos como também entre os cidadãos. De acordo com o Ministério Público Eleitoral, é comum a inscrição fraudulenta de eleitores. Nesta situação, o eleitor se inscreve em dois municípios ao mesmo tempo ou transfere o título para outra localidade apenas para votar em determinado candidato, utilizando documentos falsos ou mediante o recebimento de alguma vantagem, sem que haja qualquer vínculo que justifique essa transferência.

A contratação ou fornecimento de transporte aos eleitores por parte dos candidatos também é apontado como uma irregularidade. Essa prática pode ocorrer dentro do próprio município ou em municípios diferentes, e se caracteriza pela contratação de ônibus, embarcações ou motoristas de aplicativo.

A propaganda eleitoral feita nas proximidades das seções de votação no dia do pleito é conhecida por “boca de urna” e também é considerada crime eleitoral. “Também incide em tal conduta quem realiza pedido de votos, no dia da eleição, por meio da rede mundial de computadores, inclusive em redes sociais”, acrescenta.

A compra de votos, ou aliciamento do eleitor, é uma das mais praticadas, especialmente nas eleições municipais. Neste caso, é feito uma oferta, promessa ou entrega de bens (dinheiro, material de construção, reforma de estradas, doação de combustível, cestas básicas) ou vantagem (promessa de emprego, favorecimento comercial, atendimento médico), com o objetivo de obter o voto do eleitor.

“Basta a mera promessa, ainda que o bem ou a vantagem não seja efetivamente entregue ou recebido pelo eleitor”, ressalta.

O Ministério Público Eleitoral também destaca as ocorrências de destruição ou supressão de urnas que contenham votos ou documentos relativos à eleição, assim como a divulgação de fatos inverídicos de outros candidatos durante a campanha ou propaganda eleitoral.

“Também comete o crime quem produz, oferece ou vende vídeo com conteúdo inverídico acerca de partidos ou candidatos. É vedada ainda a divulgação ou o compartilhamento de fatos sabidamente inverídicos ou gravemente descontextualizados que atinjam a integridade do processo eleitoral, inclusive os processos de votação, apuração e totalização de votos.”

Em caso de decisão judicial que determina a retirada do conteúdo, as plataformas que não acatarem ao pedido estarão sujeitas a pagamento de multa, que pode variar de R$ 100 mil a R$ 150 mil por hora.

A violência política de gênero também está enquadrada como crime eleitoral. Assediar, constranger, humilhar, perseguir ou ameaçar, por qualquer meio, candidata a cargo eletivo ou detentora de mandato eletivo se configura como crime.

Canais de denúncia

Os cidadãos que identificarem alguma conduta eleitoral ilícita, podem fazer o registro da denúncia pelos formulários on-line do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e do Ministério Público Federal (MPF). O aplicativo Pardal, do TSE, também pode ser utilizado como canal de denúncia, e está disponível no Google Play ou na App Store.

Em caso de violência política de gênero, o MPPA tem formulário específico. O TSE também disponibiliza o disque-denúncia SOS Voto, no número 1491, que recebe relatos de mentiras e desinformação sobre o processo eleitoral nas redes sociais.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

agenda

PL cancela visita de Michelle Bolsonaro a Belém; entenda

Ex-primeira-dama estaria na cidade para apoiar as candidaturas locais e estreitar os laços com os apoiadores da região

2

7 DE SETEMBRO

Irritado, Bolsonaro pede que PM desligue bateria de carro de som na Paulista

Ex-presidente também sugeriu que "alguém sabotasse" a manifestação sonora, antes de pedir que a Polícia Militar interviesse

3

estratégia?

Senador Marcos do Val está 'morando' no plenário do Senado: 'não tenho outro lugar'

Moraes, do STF, também desbloqueou 30% do salário do parlamentar para sobrevivência

4

inelegível

PT tenta barrar mudança da Ficha Limpa que pode beneficiar Bolsonaro; entenda

Projeto cria novas condições para o começo da contagem do prazo de inelegibilidade