MENU

BUSCA

Raquel Lyra, do PSDB, é eleita governadora de Pernambuco no segundo turno das eleições

Lyra vira sobre Marília Arraes, do Solidariedade, e comandará o estado de Pernambuco

Caio Maia

Raquel Lyra, do PSDB, alcançou 58,87% dos votos válidos e foi eleita neste domingo (30) governadora do estado de Pernambuco no segundo turno.

Ela derrotou nas urnas a candidata Marília Arraes (41,13%), do Solidariedade, com quem chegou ao segundo turno após ambos deixarem para trás outros oito candidatos. O resultado só foi confirmado com 89,53% das urnas apuradas, por volta das 19h09.

No primeiro turno, Raquel havia recebido 20,58% dos votos válidos, contra 23,97% de Marília Arraes.

Fim de uma era

A eleição de Raquel Lyra encerra a sequência de 16 anos de mandatos do PSB à frente do governo de Pernambuco. Foram dois mandatos de Eduardo Campos, morto em acidente aéreo em 2014, e outros dois mandatos de Paulo Câmara (PSB), atual governador.

Trajetória

Raquel Lyra nasceu no Recife e tem 43 anos. Já foi prefeita de Caruaru por dois mandatos consecutivos. Renunciou ao cargo em março para concorrer ao governo. Entre 2007 e 2016 foi filiada ao PSB e, em 2016, foi para ao PSDB. É mãe de João (12 anos) e Fernando (10 anos). O pai de Raquel, João Lyra Neto (PSDB), foi vice-governador de Eduardo Campos e assumiu o governo em 2014, quando Campos deixou o cargo para então concorrer à Presidência.

Raquel é viúva. O empresário Fernando Lucena morreu no dia 2 de outubro deste ano, dia do primeiro turno das eleições. Ele estava em casa, em Caruaru, quando se sentiu mal e, mesmo atendido pelo Samu, não resistiu.

Eleições