CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Quantos votos o candidato deve receber para ganhar no 1º turno?

Brasil tem tanto cenário de indefinição quanto de alto favoritismo de candidatos em algumas capitais.

Jéssica Nascimento
fonte

Para se eleger no primeiro turno eleitoral, o candidato deve receber mais de 50% dos votos válidos. Isso significa que basta apenas um voto a mais da metade para a vitória no pleito do primeiro turno. No cálculo do número de votos válidos, os votos brancos e nulos são excluídos. Caso isso não aconteça, os dois primeiros colocados na votação devem disputar o segundo turno.

Na última pesquisa Quaest para a prefeitura de Belém, divulgada em 22 de setembro, os candidatos Igor Normando (MDB) e Éder Mauro (PL) apresentaram 42% e 21% de intenção de votos, respectivamente, na pesquisa estimulada, quando é apresentado o nome da opção ao eleitor. Isso indica que o cenário na capital paraense, até o momento, é de uma disputa para o segundo turno. 

Para o primeiro colocado nas intenções de voto ganhar o primeiro turno de Belém, ele deve conquistar 50% dos votos válidos na cidade mais um voto. Esse número deve ser alcançado com a exclusão dos votos brancos e nulos, que representaram 6% dos eleitores na última pesquisa Quaest. 

O cenário é diferente em Recife, onde o candidato à reeleição pela prefeitura, João Campos (PSB), têm 75% de intenção dos votos, conforme pesquisa Quaest divulgada na última segunda (30). O segundo colocado, Gilson Machado (PL) aparece com 11%. Isso indica a alta possibilidade de a eleição na capital de Pernambuco ser definida já no primeiro turno, uma vez que a diferença entre os dois primeiros colocados é muito alta.

Segundo a legislação eleitoral, as eleições para presidente da República, governador e prefeito de cidades com mais de 200 mil habitantes estão sujeitas à realização do segundo turno. Para ser vitorioso em todas essas eleições majoritárias, o candidato deve ter a maioria absoluta dos votos.

Conforme o Tribunal Superior Eleitoras (TSE), 103 municípios do Brasil podem ter segundo turno nas eleições de 2024. Essas cidades somam juntas 60,5 milhões de eleitores, o que equivale a 38,8% do eleitorado nacional. Nos últimos quatro anos, nove cidades alcançaram o eleitorado com 200 mil pessoas ou mais. Parauapebas, município paraense, foi uma delas.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

POLÍTICA

Tarcísio celebra prisão de Maduro e manda indireta para Lula

O governador de São Paulo afirmou que a Venezuela 'venceu a esquerda' e que o Brasil também vencerá em 2026

2

CRISE

'Um erro não justifica o outro', diz Helder sobre ataque contra a Venezuela

O governador do estado do Pará classificou como retrocesso histórico

3

Eleições 2026

Calendário das eleições 2026: veja o que muda e os prazos até a votação

O presidente eleito tomará posse em 5 de janeiro de 2027, enquanto os governadores assumem no dia 6

4

Política

Ato em Belém repudia ataque à Venezuela e denuncia ofensiva imperialista na América Latina

Trabalhadores, ativistas e estudantes defenderam a soberania venezuelana