Eleições 2024: Quaest captou as principais tendências do 1º turno em Belém

Instituto apontou que Igor Normando (MDB) e o Delegado Éder Mauro (PL) iriam para a disputa do 2º turno na capital

Camila Azevedo
fonte

A apuração das urnas do 1º turno das eleições de 2024 demonstrou que as estatísticas levantadas pelo instituto Quaest sobre o cenário de Belém estavam próximas da realidade. Na pesquisa divulgada em 05 de outubro, um dia antes do pleito, o candidato Igor Normando (MDB) obteve 43% dos votos válidos. O resultado oficial foi de 44,89% na cidade. Quanto ao segundo colocado, Delegado Éder Mauro (PL), o mesmo levantamento mostrou que ele teria 26%, mas a contagem apurada foi de 31,48%. Agora, os dois vão se enfrentar em uma nova rodada de decisão sobre a prefeitura da capital paraense.

A mesma pesquisa apontou que o atual prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), ficaria em terceiro lugar nas votações - ele teria 13%. Ao final da apuração das urnas, o gestor ficou com 9,78%. A Quaest acertou a posição que os candidatos Thiago Araújo (Republicanos) e Jefferson Lima (Podemos) ficariam: na quarta e na quinta colocação, respectivamente. No entanto, o instituto estimou que Ítalo Abati (NOVO) seria o penúltimo colocado, mas ele ficou em sexto (0,50%), seguido de Raquel Brício (UP), com 0,43%, Delegado Eguchi, com 0,36%, e Well (PSTU), com 0,26%.

Os votos válidos adotados pela Quaest para divulgar os números são o grupo de eleitores que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulga os resultados oficiais das urnas, de acordo com o instituto - para o cálculo, foi levado em consideração as intenções de voto da pesquisa, o padrão e o perfil de comparecimento eleitoral em Belém. A nível nacional, a empresa também chegou perto das tendências da eleição: a força das máquinas municipais na reeleição dos prefeitos, o crescimento da direita na reta final e a dificuldade dos candidatos de esquerda de aproveitar a aprovação do governo Lula em suas cidades. 

Desde o início da campanha eleitoral, a Quaest apontou tendências e, também, desafios que precisavam ser olhados com cuidado, como o índice de indecisos e a tendência de crescimento da abstenção, o que contribuiu para o acerto das pesquisas. O instituto acertou a vitória em primeiro turno dos prefeitos reeleitos de Rio de Janeiro, Recife, Salvador, São Luiz, Macapá, Boa Vista, Rio Branco, Florianópolis e Maceió. Em São Paulo, a empresa adiantou os resultados finais dos três candidatos e mostrou o impacto da abstenção: a diferença da pesquisa foi de apenas um ponto percentual, ou o equivalente a 28 mil votos. 

Viés de abstenção

A Quaest leva em conta o comparecimento real às urnas no cálculo dos votos válidos. Essa variável tornou-se progressivamente importante porque, segundo o instituto, apesar de o voto ser obrigatório no Brasil, é crescente o número de eleitores que não vai votar. Em 2022, o índice foi de 20,9%, o que significa que mais de 32 milhões de eleitores não compareceram às urnas. Diante deste cenário, a empresa utiliza um modelo estatístico que tenta calcular o “viés de abstenção” para produzir estimativas mais precisas dos votos válidos, com dados oficiais do TSE sobre o padrão e o histórico de comparecimento em pleitos anteriores.

Compare os resultados em Belém

Pesquisa Quaest do dia 05/10

Igor Normando (MDB) → 43%
Delegado Éder Mauro (PL) → 26%
Edmilson Rodrigues (PSOL) → 13%
Thiago Araújo (Republicanos) → 8%
Jefferson Lima (Podemos) → 7%
Delegado Eguchi (PRTB) → 2%
Raquel Brício (UP) → 1%
Ítalo Abati (NOVO) → 0%
Well (PSTU) → 0%

Apuração das urnas do dia 06/10

Igor Normando (MDB) → 44,89%
Delegado Éder Mauro (PL) → 31,48%
Edmilson Rodrigues (PSOL) → 9,78%
Thiago Araújo (Republicanos) → 7,77%
Jefferson Lima (Podemos) → 4,53%
Ítalo Abati (NOVO) → 0,50%
Raquel Brício (UP) → 0,43%
Delegado Eguchi (PRTB) → 0,36%
Well (PSTU) → 0,26%

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

eleições 2026

Bolsonaro diz que população não quer outro nome da direita como candidato que não seja ele

Para ex-presidente, eleições sem a sua presença são uma "negação à democracia"

2

item

Com Bolsonaro na UTI, filhos do ex-presidente vão sortear entrega de capacete de grafeno

Bolsonaro permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, desde que passou por uma cirurgia no intestino no último dia 13

3

HABITAÇÃO

Belém será contemplada com moradias do Minha Casa, Minha Vida para pessoas em situação de rua

Medida inédita garante 3% das unidades do programa para esse público; capital paraense está entre as 38 cidades beneficiadas.

4

POLÍTICA

Prefeito de Barcarena, Renato Ogawa destaca o desenvolvimento sustentável do município

Em entrevista ao Grupo Liberal, Ogawa declarou que Barcarena se consolida como um dos principais corredores logísticos do Estado e do país