MENU

BUSCA

Pesquisa Ipec: No Pará, Lula tem 51%; Bolsonaro 39%

A terceira pesquisa do IPEC no Pará mostra Lula com mais de 50% da preferência dos eleitores paraenses e Bolsonaro com 39%

O Liberal

A terceira pesquisa do Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), realizada a pedido da TV Liberal e divulgada neste sábado (1º), também levantou dados da preferência dos paraenses para a disputa presidencial.

VEJA MAIS

Pesquisa IPEC: Beto chega a 34%; Mário tem 25%
Terceira pesquisa eleitoral do IPEC ao Senado mostra Beto Faro à frente de Mário Couto, mas indecisos no cenário de votos totais ainda somam 17%

IPEC: Helder mantém liderança com 76%; Zequinha tem 19%
A terceira e última pesquisa do IPEC ao Governo do Pará para a votação deste domingo (2) aponta vitória de Helder Barbalho no primeiro turno

No cenário da pesquisa IPEC realizada no Pará de votos válidos, onde não são considerados na somatória total as intenções de votos brancos, nulos e indecisos – tal como é feito na contagem final pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – o candidato do PT, Luís Inácio Lula da Silva, tem 51% das intenções de voto entre os paraenses. Neste quadro, Bolsonaro tem 39% do total. Ciro Gomes e Simone Tebet aparecem novamente empatados, com 4%. Soraya e Sofia registraram 1%. Felipe D’Ávila, Léo Péricles e Vera Lúcia não pontuaram. Padre Kelmon e Eymael, segundo o Ipec, não foram mencionados.

Na primeira pesquisa neste cenário de votos válidos, divulgada em 2 de setembro, Lula tinha 47% das intenções de voto entre os paraenses e, depois, em 24 de setembro, foi a 49%. Já Bolsonaro passou de 38% para 39%. Ciro Gomes tinha 9% e foi a 6%. E Simone Tebet tinha 4% e chegou a 5% na segunda pesquisa. Já Soraya manteve os mesmos 1% na primeira e segunda pesquisa. Sofia Manzano não foi mencionada na primeira pesquisa, de acordo com o Ipec e, no segundo levantamento, não chegou a pontuar, assim como Felipe D’Ávila e Léo Péricles. Vera Lúcia chegou a ter 1% das intenções de voto na primeira pesquisa, mas não pontuou na segunda. De acordo com a pesquisa IPEC entre os paraenses, Eymael não pontuou na primeira pesquisa e não foi mencionado na segunda pesquisa, tal como Padre Kelmon, segundo o Ipec.

Votos totais

No cenário da pesquisa de votos totais, quando são considerados no levantamento as intenções de voto branco, nulo e aqueles que não responderam ou ainda não sabem, Lula tem 49% das intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro, do PL, tem 37%.

Neste levantamento, Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) surgem empatados na escolha dos paraenses, com 4%. Soraya Thronicke, do União e Sofia Manzano, do PCB, tem 1% das intenções de voto cada uma. Felipe D’Ávila (Novo), Léo Péricles (UP) e Vera Lúcia (PSTU) não pontuaram. Eymael (DC) e Padre Kelmon (PTB), segundo o Ipec, não foram citados. A soma daqueles que afirmaram na pesquisa que vão votar branco ou nulo é de 2% e os entrevistados que não sabem ou preferiram não opinar chega a 2%.

Na primeira pesquisa realizada pelo Ipec no Pará, divulgada em 2 de setembro, Lula tinha 44% das intenções de voto neste cenário e, na segunda, 46%. Bolsonaro registrou 35% no primeiro levantamento e foi a 37% na segunda pesquisa, mesmo percentual na terceira pesquisa. Ciro Gomes somou 9% na primeira pesquisa e 5% na segunda. Já Simone Tebet tinha 3% e depois 5%. Soraya manteve os mesmos 1% na primeira e na segunda pesquisa. Vera Lúcia registrou 1% na primeira e não pontuou na segunda pesquisa, assim como Sofia Manzano, que não pontuou no segundo levantamento. Felipe D’Ávila e Léo Péricles não pontuaram na pesquisa realizada com o eleitorado paraense na segunda pesquisa, em 24 de setembro. Na primeira pesquisa, em 2 de setembro, brancos e nulos somaram 3% e, na segunda, 1%. Já os indecisos eram 5% e, depois, 4%.

O Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) realizou a terceira pesquisa de intenção de voto no estado do Pará a pedido da TV Liberal, de forma presencial, entre os dias 28 e 30 de setembro. Foram entrevistados 800 eleitores em 38 municípios do Estado. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra, gerando um nível de confiança de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o protocolo de número PA06973/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-08522/2022.

Eleições