Pará tem dois casos de candidatos mais votados para cargo de prefeito sub judice

Os votos ficam anulados aguardando resultado dos processos. Enquanto isso, não é possível proclamar eleitos e não há diplomação

Lucas Quirino*
Foto: Divulgação | TSE | Arquivo
fonte

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) divulgou nesta quinta-feira (7) que no estado existem dois casos de candidatos a prefeito com maioria de votos que estão sub judice. Ou seja, os votos permanecem anulados enquanto aguardam julgamento dos respectivos processos, ficando impossibilitada a proclamação e diplomação dos eleitos. Os casos foram registrados nas eleições dos municípios de Cachoeira do Arari, na região do Marajó, e Óbidos, região do Baixo Amazonas.

Em Cachoeira do Arari, o candidato Jaime Barbosa (MDB) teve 9.533 votos, que correspondem a 61,28%, contra 6.024 votos (38,72%) do candidato Valdo (PRD). No município de Óbidos, o mais votado foi o candidato Jaime Silva (MDB) com 19.452 (60.95%) contra 12.464 votos (39,05%) recebidos pelo candidato Chico Alfaia (PSB).

De acordo com o TRE-PA, mesmo que não tenha ocorrido movimentação de recursos, a prestação de contas é obrigatória. Sem diplomação e sem eleição: Candidatos vitoriosos e derrotados devem prestar contas ao TRE-PA
Prazo para prestação de contas na Justiça Eleitoral para quem disputou as eleições municipais de 2024 termina nos dias 5 e 16 de novembro; No Pará, mais de 14 mil candidatos faltam finalizar processo obrigatório.

Veja como justificar o voto das Eleições 2024 Eleições 2024: ‘Manual de Transição Municipal’ é divulgado pelo governo federal
Instrumento tem o objetivo de apoiar gestores municipais no encerramento de mandatos e os novos gestores que venceram o pleito

Nos termos do art. 26 da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.677/21, os locais que possuem candidaturas indeferidas com recurso (sub judice), as juntas eleitorais não poderão proclamar eleitos e, enquanto não há uma decisão concreta pelo menos até o dia 1º de janeiro, quem assume a condução do município é a Câmara dos Vereadores.

Direito de concorrer mesmo estando sub judice

De acordo com o artigo 16-A, da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), “o candidato cujo registro esteja sub judice poderá efetuar todos os atos relativos à campanha eleitoral, inclusive utilizar o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão e ter seu nome mantido na urna eletrônica enquanto estiver sob essa condição, ficando a validade dos votos a ele atribuídos condicionada ao deferimento de seu registro por instância superior”. Então, o direito de concorrer nas urnas mesmo com o registro da candidatura indeferido sub judice depende de decisão judicial. 

A secretária Judiciária do TRE do Pará, Fernanda Sousa, explica que essa votação anulada acontece porque na Resolução TSE nº 23.677/2021 - que dispõe sobre os sistemas eleitorais majoritário e proporcional, a destinação dos votos na totalização, a proclamação dos resultados, a diplomação e as ações decorrentes do processo eleitoral nas eleições gerais e municipais - está previsto que, nas eleições majoritárias, devem ser proclamados eleitos os candidatos que tiverem a maior votação válida, salvo se houver votos anulados, ainda em caráter sub judice. "Então, esses votos anulados são aqueles casos em que as pessoas eleitas têm processos indeferidos e ficam sub judice, como se os votos estivessem engavetados", diz.

A secretária explica que ambos os processos tramitam em regime de urgência, conforme o parágrafo segundo do artigo 26 da Resolução 23.677/21. "O processo de Óbidos já foi julgado pela Corte Eleitoral no dia 25 de outubro e remetido ao TSE, onde, no dia 2 de novembro, foi protocolado, pela parte, um recurso especial. Já o processo de Cachoeira do Arari encontra-se ainda aqui no Tribunal, com os embargos de declaração pendentes. O relator do processo é o juiz federal Airton de Aguiar Portela e o julgamento está previsto para a sessão plenária do dia 12 de novembro", detalha a secretária Judiciária.

Deferidos com recurso

Outra situação é a dos candidatos que foram deferidos, mas existem recursos em tramitação. "Nesses casos, sobretudo de vereadores, os votos são considerados válidos, então, a proclamação dos eleitos acontece normalmente e deverão ser diplomados até o dia 19 de dezembro, conforme a data marcada pelos juízes eleitorais. A posse acontece no mês de janeiro", conclui Sousa.

*Lucas Quirino (estagiário de jornalismo sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política e Economia)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

EFEITO COLATERAL

Julgamento de Bolsonaro no STF pode transformá-lo em um mártir, diz 'Financial Times'

O jornal britânico também cita a mudança do deputado Eduardo Bolsonaro para os EUA e descreve o juiz Alexandre de Moraes como um dos "mais controversos" do STF

2

proposta

Fim dos flanelinhas? Projeto proíbe atuação de guardadores informais de carros

Proposta em tramitação na Câmara dos Deputados busca estabelecer uma base legal para que os órgãos de trânsito possam atuar contra a atividade

3

NOVO LAR

Heloísa Bolsonaro entrega cartões para os vizinhos nos EUA e fala sobre apreensão de passaporte

A esposa do deputado federal, Heloísa Bolsonaro, mostrou os cartões em uma publicação em sua conta no Instagram e contou sobre sua viagem para o país norte-americano

4

DEMOCRACIA

Lula e ministros relembram 61 anos do golpe de 1964 e mandam recados para Bolsonaro

Lula e os membros da Esplanada deram recados ao ex-presidente Jair Bolsonaro, réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe após as eleições de 2022.