MENU

BUSCA

Não votei em 2022, posso votar em 2024? Saiba qual o procedimento

Mesmo com o fim do prazo para regularização eleitoral, ainda é possível quitar essa pendência

Gabi Gutierrez

Perdeu a eleição de 2022 e está em dúvida se poderá ir às urnas em 2024? A boa notícia é que, sim, você ainda pode votar nas próximas eleições, mesmo com o fim do prazo para regularização eleitoral. Saiba qual o procedimento necessário para evitar problemas.

VEJA MAIS

TRE do Pará vai aumentar número de seções para diminuir filas nas próximas eleições municipais
Foram entregues 8.174 urnas novas para reforçar o quantitativo, que passa a ser de 23.940 aparelhos, que serão distribuídos para os 5.643 locais de votação a partir de julho de 2024

Eleições 2024: saiba quais são as principais mudanças nas regras deste ano
Algumas foram implementadas no pleito de 2022 e agora serão aplicadas pela primeira vez em uma eleição municipal

Justifique a ausência

Se você perder qualquer eleição, deve justificar sua ausência. Isso pode ser feito pelo site do Tribunal Superior Eleitoral ou no aplicativo e-Título. A justificativa deve ser apresentada até 60 dias após cada turno da eleição ou até 30 dias após o retorno ao Brasil, no caso de eleitores que estavam no exterior.

Multa

Caso não tenha justificado sua ausência dentro do prazo, será necessário pagar uma multa. O valor é simbólico, mas o pagamento é indispensável para a regularização do título de eleitor. A guia para pagamento pode ser emitida no site do TSE ou diretamente no cartório eleitoral. Para verificar seus débitos e multas, acesse o link

Quanto custa a multa?

O valor da multa por não votar varia entre R$ 1,05 e R$ 3,51, que se refere à uma porcentagem do valor da Unidade Fiscal de Referência, que varia de 3% a 10%. O pagamento pode ser feito à Justiça Eleitoral via Pix, boleto ou cartão de crédito.

A taxa é calculada conforme as regras fixadas nos arts. 127 (ausência injustificada às urnas), 129 (ausência ou abandono aos trabalhos eleitorais) da Resolução-TSE nº 23.659, de 2021.

Após justificar sua ausência ou pagar a multa, verifique se seu título de eleitor está regular. Isso pode ser feito através do site do TSE ou do aplicativo e-Título. Caso seu título esteja cancelado, é necessário comparecer ao cartório eleitoral com um documento de identificação oficial para resolver a pendência.

Qual a importância de manter o título regular?

Manter sua situação eleitoral regularizada é essencial não apenas para o exercício do direito ao voto, mas também para acessar diversos serviços e benefícios, como:
- Participar de concursos públicos
- Obter passaporte
- Inscrever-se em instituições de ensino
- Contratar com o poder público

Prazo para regularização

O prazo para regularização do título de eleitor normalmente se encerra meses antes das próximas eleições. Para as eleições de 2024, o prazo encerrou no dia 08 de maio. 

Eleições