MPF vai multar e obrigar candidatos a limpar santinhos na rua

Ruas de Belém estão poluídas com materiais de campanha neste domingo. Prática é crime eleitoral

Eduardo Laviano
fonte

Na manhã deste domingo (2), o procurador eleitoral José Augusto Torres Potiguar, do Ministério Público Federal, afirmou que os promotores eleitorais estão nas ruas de Belém e de diversas cidades do Pará com o objetivo de aferir eventuais crimes eleitorais, entre eles, o derrame de santinhos nas ruas. 

A distribuição de material publicitário de campanha está vedada desde às 22h do sábado (1), mas o que mais se viu nas ruas da capital paraense nesta manhã (2) foram santinhos poluindo as ruas, principalmente, próximo aos locais de votação. A prática, conhecida como 'voo da madrugada', consiste em carregar carros com material de campanhas e jogá-los no chão perto de seções eleitorais, com o objetivo de captar, de última hora, eleitores que ainda não decidiram em quem votar.

"Nós já entramos, 15 dias atrás, com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Obtivemos uma liminar para que os partidos não tivessem essa atitude, pois estariam sujeitos a uma representação nossa para já aplicar multa e o obrigar o candidato e partido a limpar o local e até representar crime ambiental, se for o caso. Os promotores podem encaminhar as provas e, já amanhã, solicitaremos ao TRE a multa. A ordem já foi dada e não temos mais que pedir a condenação e sim a aplicação da multa direto", afirma o procurador.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

NO CARNAVAL

Nikolas Ferreira diz que acionará MP contra Lula; Rogério Marinho prepara ação

Segundo o parlamentar, a apresentação configurou "propaganda eleitoral antecipada"

2

'a arte não é para os covardes'

Janja reage a rebaixamento da Acadêmicos de Niterói, que levou enredo sobre Lula à Sapucaí

A Acadêmicos de Niterói terminou o carnaval de 2026 na última colocação do Grupo Especial

3

Economia

Seduc anuncia concurso público com duas mil vagas para professores e cargos administrativos

Hana Ghassan divulgou em suas redes sociais a seleção para professores e cargos administrativos com cotas raciais

4

JUSTIÇA ELEITORAL

Ministro André Mendonça anula julgamento do TRE-PA e mantém indefinição sobre cassação de Beto Faro

TSE anula decisão do TRE-PA sobre cassação de Beto Faro por voto duplo