MENU

BUSCA

Jerônimo, do PT, é eleito governador da Bahia no segundo turno das eleições

Candidato confirmou vitória sobre ACM Neto e coloca o PT pela quinta vez consecutiva na principal cadeira da Bahia

Pedro Cruz

Jerônimo, do PT, alcançou 52,53% dos votos válidos e está matematicamente eleito neste domingo (30) governador do estado da Bahia no segundo turno.

Ele derrotou nas urnas o candidato ACM Neto (47,46%), do União Brasil, com quem chegou ao segundo turno após ambos deixarem para trás outros quatro candidatos. O resultado só foi confirmado com 96,31% das urnas apuradas, por volta das 19h30.

No primeiro turno, Jerônimo havia recebido 49,45% dos votos válidos, contra 40,80% de ACM Neto.

Currículo

Jerônimo Rodrigues Souza tem 57 anos e nasceu em Palmeirinha, povoado que faz parte da cidade de Aiquara, no sudoeste da Bahia, mais de 400 quilômetros de Salvador.

Atualmente é professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e é casado com Tatiana Velloso, engenheira agrônoma e professora da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Eles têm um filho, João Gabriel.

Apesar de eleito pela primeira vez para um cargo no executivo, a atuação de Jerônimo atuação no Governo da Bahia começou em 2007, na gestão de Jaques Wagner. Na ocasião, foi convidado para atuar como Assessor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia. Em 2010, ainda no governo Wagner, passou a compor a equipe da Secretaria de Planejamento.

Em 2011, foi atuar em Brasília como Secretário Executivo Adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário, e outros cargos durante o governo Dilma. Desde 2014 estava atuando novamente em seu estado, na gestão de Rui Costa, principalmente na coordenação do plano de governo.

Eleições