Eleitores de três estados são presos em flagrante após tirar foto da urna de votação

Casos foram registrados na manhã deste domingo (6) em Santa Catarina, Paraíba e Pará.

Jéssica Nascimento
fonte

Três pessoas foram presas em flagrante neste domingo (6) por tirar foto da urna de votação. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), no Brasil, é proibido fotografar ou filmar o processo de votação dentro da cabine eleitoral. O objetivo é garantir o sigilo do voto e preservar a liberdade do eleitor, evitando pressões ou constrangimentos. (Com informações do G1)

Um dos eleitores foi preso em flagrante em Joaçaba, maior cidade do Meio-Oeste de Santa Catarina. A informação foi confirmada pela chefe do cartório eleitoral da cidade, Marcele Tiresdresch, e pela Polícia Militar.

Conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o eleitor de 65 anos foi detido por quebra de sigilo do voto. A ocorrência foi registrada às 8h30, na seção 166, no Sine de Joaçaba. Segundo o tenente Edilson Tarniovicz, o homem tinha duas imagens da urna no celular. Ele foi abordado e encaminhado à delegacia da cidade.

Outra eleitora presa foi uma idosa de 69 anos. Ela foi flagrada tirando foto da urna no momento da votação em Marabá, município do sudeste do Pará. O caso ocorreu na escola Pequeno Príncipe, localizada no núcleo Nova Marabá. Após o flagrante, a mulher foi presa e encaminhada por agentes à delegacia de Polícia Civil .

Em nota, a Polícia Civil disse que a mulher foi apresentada na seccional, ouvida e liberada. Além disso, a corporação pontuou que será apurado o possível crime de violação do sigilo do voto.

A terceira pessoa presa foi um eleitor de Cajazeiras, na Paraíba. Ele estava filmando o voto com o celular e foi encaminhado para o Fórum Eleitoral para ser ouvido pela Polícia Federal. O nome do suspeito não foi divulgado.

O caso foi registrado na escola Dom Moisés Coelho, um dos maiores locais de votação do município. 

Questionado se estava com celular pelo mesárioda da seção, o homem negou. A equipe, no entanto, percebeu uma demora na votação, pediu que o homem levantasse a camisa e encontrou o aparelho. A Polícia Militar foi chamada e perguntou se o homem estava com o celular. O eleitor confirmou que havia filmado o voto de vereador.

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

troca de comando

Helder faz mudanças na CPH e em secretaria regional; confira quem foi nomeado e exonerado

Decretos foram publicados no Diário Oficial desta terça-feira

2

BOLETIM MÉDICO

Bolsonaro segue sem movimentos intestinais há duas semanas e permanece na UTI

O ex-presidente segue internado em Brasília, após passar mal no Rio Grande do Norte e ser atendido pelo SAMU.

3

avanço

Comissão da Câmara aprova Pix Pensão; entenda o projeto para garantir pensão alimentícia automática

Novo modelo de pagamento busca acabar com a inadimplência de pensão alimentícia, com desconto direto em qualquer conta bancária do devedor

4

POLÍTICA 

Saiba o patrimônio de Fernando Collor, preso por corrupção na última sexta (25)

Em 2022, o ex-presidente declarou R$ 6,2 milhões em bens ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).