Eleições 2024: Transportes públicos de Belém terão gratuidade neste domingo

Tanto no navio que faz a travessia para Cotijuba, quanto nos ônibus municipais da cidade não haverá cobrança de passagem

O Liberal
fonte

Os transportes públicos de Belém terão gratuidade neste domingo (27), dia em que ocorre o segundo turno das eleições municipais de 2024. Tanto no navio que fará a travessia para a ilha de Cotijuba, quanto nos ônibus da capital as passagens não serão cobradas. A medida, disposta no decreto nº 112.612 publicado no Diário Oficial do Município, de 24 de outubro de 2024, pela Prefeitura de Belém, atende à determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), visando garantir ao eleitor o exercício do voto.

Para dar cumprimento ao decreto, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) encaminhou ofício às empresas das linhas municipais de ônibus para garantir essa gratuidade no período entre 4 horas da manhã e 23h59 do domingo, orientando, ainda os coletivos a circularem com a catraca bloqueada, sem a presença do cobrador e a colocar um aviso sobre a medida.

Dessa forma, o passageiro poderá acessar os terminais, estações e paradas de ônibus sem a cobrança de tarifa, bastando descer pela porta que entrou. Ou seja, quem embarcar pela porta dianteira descerá pela frente e quem embarcar pela porta traseira, descerá por trás.

Para poder atender a esse fluxo de pessoas que se deslocarão às zonas e seções eleitorais de Belém e distritos, a Semob determinou às empresas que mantenham a frota operando na mesma frequência dos demais dias úteis.

Os agentes de transporte da Semob vão realizar operação especial de fiscalização nos terminais de linha e do BRT, para assegurar o cumprimento dessa determinação, sob pena de autuação em caso de descumprimento do decreto.

Travessia para Cotijuba

O eleitor de Icoaraci ou de outro qualquer distrito de Belém que vota em seções localizadas em Cotijuba ou vice-versa, também poderá se deslocar sem pagar passagem na linha fluvial municipal que faz a travessia Icoaraci/Cotijuba/Icoaraci. 

Segundo o chefe da divisão do Transporte Hidroviário da Semob (Semob), Cássio Costacurta, o navio Otávio Oliva, com capacidade para 550 passageiros, é a embarcação que estará operando a linha municipal no domingo do segundo turno. 

 "O navio estará disponível para o embarque, uma hora antes da partida e as pessoas vão chegando e embarcando direto, sem passar pela bilheteria, até o limite da capacidade da embarcação", disse, reforçando que os agentes de transporte farão o controle de acesso e a orientação ao passageiro no momento do embarque. 

Os horários das viagens são os mesmos operados durante a semana, com saídas de Cotijuba às 05h45 e às 17 horas e saindo de Icoaraci às 9 horas e 18h30.

No primeiro turno das eleições municipais, o navio que operou foi o Lady Liria, com capacidade para 330 passageiros. Foram transportadas cerca de 850 pessoas tanto na ida, quanto na volta de Cotijuba.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

julgamento no stf

Eduardo Bolsonaro ameaça família de Moraes: 'vou atrás de cada um de vocês'

Deputado federal admite que pode ter se "excedido", mas justifica que as palavras mais duras existem para isso

2

POLÍTICA

Eduardo Bolsonaro reage à condenação do pai no STF e fala em ‘virar o jogo’

Deputado federal publicou mensagem nas redes sociais após decisão que condenou Jair Bolsonaro e outros aliados por tentativa de golpe de Estado

3

'FOI LONGE DEMAIS'

Flávio Bolsonaro diz que STF 'entregará cabeça de Moraes na bandeja'

A declaração do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro foi feita em ato no 7 de Setembro

4

JULGAMENTO

Julgamento de Bolsonaro ao vivo no STF: veja como está a votação e o que esperar do quarto dia

Trama golpista chega ao 4º dia de análise nesta quarta (10/9), com placar de 2 a 0 pela condenação; Fux, Zanin e Cármen Lúcia ainda votarão