Eleições 2024: Transportes públicos de Belém terão gratuidade neste domingo

Tanto no navio que faz a travessia para Cotijuba, quanto nos ônibus municipais da cidade não haverá cobrança de passagem

O Liberal
fonte

Os transportes públicos de Belém terão gratuidade neste domingo (27), dia em que ocorre o segundo turno das eleições municipais de 2024. Tanto no navio que fará a travessia para a ilha de Cotijuba, quanto nos ônibus da capital as passagens não serão cobradas. A medida, disposta no decreto nº 112.612 publicado no Diário Oficial do Município, de 24 de outubro de 2024, pela Prefeitura de Belém, atende à determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), visando garantir ao eleitor o exercício do voto.

Para dar cumprimento ao decreto, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) encaminhou ofício às empresas das linhas municipais de ônibus para garantir essa gratuidade no período entre 4 horas da manhã e 23h59 do domingo, orientando, ainda os coletivos a circularem com a catraca bloqueada, sem a presença do cobrador e a colocar um aviso sobre a medida.

Dessa forma, o passageiro poderá acessar os terminais, estações e paradas de ônibus sem a cobrança de tarifa, bastando descer pela porta que entrou. Ou seja, quem embarcar pela porta dianteira descerá pela frente e quem embarcar pela porta traseira, descerá por trás.

Para poder atender a esse fluxo de pessoas que se deslocarão às zonas e seções eleitorais de Belém e distritos, a Semob determinou às empresas que mantenham a frota operando na mesma frequência dos demais dias úteis.

Os agentes de transporte da Semob vão realizar operação especial de fiscalização nos terminais de linha e do BRT, para assegurar o cumprimento dessa determinação, sob pena de autuação em caso de descumprimento do decreto.

Travessia para Cotijuba

O eleitor de Icoaraci ou de outro qualquer distrito de Belém que vota em seções localizadas em Cotijuba ou vice-versa, também poderá se deslocar sem pagar passagem na linha fluvial municipal que faz a travessia Icoaraci/Cotijuba/Icoaraci. 

Segundo o chefe da divisão do Transporte Hidroviário da Semob (Semob), Cássio Costacurta, o navio Otávio Oliva, com capacidade para 550 passageiros, é a embarcação que estará operando a linha municipal no domingo do segundo turno. 

 "O navio estará disponível para o embarque, uma hora antes da partida e as pessoas vão chegando e embarcando direto, sem passar pela bilheteria, até o limite da capacidade da embarcação", disse, reforçando que os agentes de transporte farão o controle de acesso e a orientação ao passageiro no momento do embarque. 

Os horários das viagens são os mesmos operados durante a semana, com saídas de Cotijuba às 05h45 e às 17 horas e saindo de Icoaraci às 9 horas e 18h30.

No primeiro turno das eleições municipais, o navio que operou foi o Lady Liria, com capacidade para 330 passageiros. Foram transportadas cerca de 850 pessoas tanto na ida, quanto na volta de Cotijuba.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

eleições 2026

Bolsonaro diz que população não quer outro nome da direita como candidato que não seja ele

Para ex-presidente, eleições sem a sua presença são uma "negação à democracia"

2

item

Com Bolsonaro na UTI, filhos do ex-presidente vão sortear entrega de capacete de grafeno

Bolsonaro permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, desde que passou por uma cirurgia no intestino no último dia 13

3

HABITAÇÃO

Belém será contemplada com moradias do Minha Casa, Minha Vida para pessoas em situação de rua

Medida inédita garante 3% das unidades do programa para esse público; capital paraense está entre as 38 cidades beneficiadas.

4

POLÍTICA

Prefeito de Barcarena, Renato Ogawa destaca o desenvolvimento sustentável do município

Em entrevista ao Grupo Liberal, Ogawa declarou que Barcarena se consolida como um dos principais corredores logísticos do Estado e do país