MENU

BUSCA

Eleições 2022: TSE aumenta tempo para conferir voto na urna eletrônica

Eleitores também perceberão que o tradicional ‘som’ após votação ficará mais logo a partir desde pleito

Rayanne Bulhões

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, nesta quinta-feira (8), que aumentou tempo para conferir voto na urna eletrônica. Além disso, os eleitores perceberão que o tradicional ‘som’ após votação ficará mais logo a partir das eleições 2022, que vai acontecer no dia 2 de outubro. Essa é a primeira vez que acontece este tipo de alteração.

Ainda segundo o TSE, o objetivo da medida é estimular a conferência do voto e impedir que o eleitor confirme sem querer. “A cada uma das cinco confirmações de voto, a urna emitirá um som breve. Ao fim, depois da escolha do candidato a presidente, o aparelho emitirá o clássico som, mas por um período mais longo”, explicou, em comunicado, o tribunal.

O primeiro turno das eleições gerais será realizado no dia 2 de outubro e um eventual segundo turno ocorre no dia 30 do mesmo mês. Serão escolhidos candidatos para cinco cargos. São eles: presidente; governador; senador; deputado federal e deputado estadual.

VEJA MAIS

Candidata Soraya Thronicke é a próxima entrevistada do projeto ‘Propostas para a Amazônia’
Candidata à Presidência da República pelo União Brasil responde a perguntas do Grupo Liberal e de outros oito veículos da Amazônia Legal nesta sexta-feira (9)


TSE nega registro de candidatura de Pablo Marçal (PROS), que vai recorrer
Na corrida à Presidência, Marçal se diz vítima de perseguição política e afirma que não desistirá da candidatura. Ministros votaram pela validade da coligação do PROS com o PT


Por 'incompatibilidade de agenda', Lula abre mão de entrevista com pool de veículos da Amazônia
A coordenação do projeto sugeriu mudar horário e reduzir o tempo da entrevista, para encaixar na agenda, mas a assessoria manteve a decisão de não participação do candidato


 

Qual será a ordem de votação nas eleições 2022?

Neste pleito, a ordem de votação ficou assim:

  • 1º deputado federal, com quatro dígitos;
  • 2º deputado estadual ou distrital,  com cinco dígitos;
  • 3º senador, com três dígitos;
  • 4º governador, dois dígitos;
  • 5º presidente da República, com dois dígitos.
Eleições