Convenções partidárias definem os rumos das candidaturas no Pará; veja quando elas começam

Eleições 2024: Nas convenções, partidos oficializam a escolha de seus candidatos para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador

Amanda Engelke
fonte

Será entre os dias 20 de julho e 5 de agosto que os paraenses conhecerão oficialmente os candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos municípios do Pará das Eleições 2024. Este é o prazo estipulado pela Justiça Eleitoral para a realização das convenções partidárias, momento em que os partidos deliberarão sobre coligações e oficializaram as escolhas de seus candidatos.

Conforme explica o advogado Sávio Melo, especialista em Direito Eleitoral, antes das convenções, até então, todos os nomes apresentados são considerados pré-candidatos. “Somente após as convenções e a realização do registro dos nomes dos postulantes às Eleições de 2024 na Justiça Eleitoral é que os candidatos se tornam oficialmente reconhecidos”.

Melo ressalta que “é necessário diferenciar o pré-candidato daquele que, de fato, tem seu nome escolhido na convenção partidária”. Ele explica que o pré-candidato não pode fazer pedido explícito de voto. A ele, portanto, é vedado fazer propaganda eleitoral. A propaganda eleitoral só é permitida a partir do dia 16 de agosto, logo após o prazo para registro de candidatura.

“Na prática, o pré-candidato não pode, e não tem garantia de que será candidato. O fato de alguém se lançar como pré-candidato não garante sua escolha na convenção partidária. Daí a importância desse momento, no qual o partido se reúne e, de acordo com as regras do estatuto partidário, escolhe seus candidatos efetivos”, explica o advogado.

Coligações

Além da escolha dos candidatos, é durante as convenções partidárias que também são oficializadas as coligações. Conforme explica o advogado Sávio, nestas eleições municipais, “as alianças entre dois ou mais partidos políticos podem ser formadas apenas para o cargo de prefeito, não sendo admitidas coligações para o cargo de vereador".

image Savio Melo é especialista em direito eleitoral. (Arquivo pessoal)

Outro ponto destacado pelo advogado é que a ata deve obrigatoriamente ser informada no sistema da Justiça Eleitoral no dia seguinte à realização da convenção. Além disso, durante a convenção, o partido ou federação devem seguir o estatuto partidário, “Deve-se escolher os candidatos respeitando a cota de gênero de 70 a 30, ou seja, de no mínimo 30% de mulheres”, reforça Sávio.

Registro

Após a definição das candidaturas, os partidos têm do dia 6 de agosto até às 19h do dia 15 de agosto para efetuarem os registros das candidaturas junto à Justiça Eleitoral. Os prazos estão estabelecidos na Lei nº 9.504/1997, conhecida como Lei das Eleições, que regulamenta todo o processo eleitoral no Brasil. A partir de 16 de agosto tem início a propaganda eleitoral,

“Para fins de registro, o partido político precisa estar regularizado no município no qual irá disputar, pelo menos até a data da convenção. Isso serve tanto para o partido político quanto para as federações. Pelo menos um dos partidos que compõem a federação precisa estar devidamente regularizado até a data das convenções partidárias, para que possa disputar as eleições”, detalha Sávio Melo.

Ainda como exigência legal para o registro de candidatura, o advogado aponta que é necessário ter idade mínima, que é de 21 anos para os cargos de prefeito e vice-prefeito, e 18 anos para o cargo de vereador. Além disso, existem documentos a serem apresentados, especialmente certidões negativas de antecedentes criminais nas esferas estaduais e federais.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

eleições 2026

Bolsonaro diz que população não quer outro nome da direita como candidato que não seja ele

Para ex-presidente, eleições sem a sua presença são uma "negação à democracia"

2

item

Com Bolsonaro na UTI, filhos do ex-presidente vão sortear entrega de capacete de grafeno

Bolsonaro permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, desde que passou por uma cirurgia no intestino no último dia 13

3

HABITAÇÃO

Belém será contemplada com moradias do Minha Casa, Minha Vida para pessoas em situação de rua

Medida inédita garante 3% das unidades do programa para esse público; capital paraense está entre as 38 cidades beneficiadas.

4

POLÍTICA

Prefeito de Barcarena, Renato Ogawa destaca o desenvolvimento sustentável do município

Em entrevista ao Grupo Liberal, Ogawa declarou que Barcarena se consolida como um dos principais corredores logísticos do Estado e do país