CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Compra de votos é corrupção eleitoral. Como identificar?

Descubra o que a legislação eleitoral caracteriza como compra de votos e as penas para esse tipo de conduta

Jéssica Nascimento | Especial O Liberal
fonte

Tanto a compra como a venda de votos são consideradas crimes eleitorais, segundo a legislação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Mas o que caracteriza o crime de corrupção eleitoral? Para o tribunal, é o ato de dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outra pessoa, dinheiro, algo de valor ou qualquer outra vantagem. Com qual objetivo? Obter ou dar voto e para conseguir ou prometer ausência na votação, ainda que o eleitor não aceite a proposta. 

A prática de atos de violência ou grave ameaça ao eleitor, a fim de obter o voto, também é crime eleitoral. Para configurar o ato ilícito, é desnecessário o pedido explícito de votos. Basta a evidência da conduta. 

Além disso, o fornecimento gratuito de transporte ou alimentação aos eleitores no dia da eleição constitui corrupção eleitoral. Só a Justiça Eleitoral pode transportar os eleitores, na zona rural, no dia da eleição. Da mesma forma, apenas a Justiça Eleitoral pode fornecer alimentação aos eleitores quando for indispensável, em caso de absoluta carência de recursos.

Denominado pela legislação de captação de sufrágio, conforme a Lei 9.504/97, a compra de votos tem punições. Uma delas é a prisão por até 4 anos. Outra é o pagamento de multa. Se a irregularidade for reconhecida por sentença judicial, o candidato, além da multa, pode ter o registro ou o diploma cassados.

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

Corrida Eleitoral

Helder Barbalho abre larga vantagem e lidera corrida ao Senado no Pará

Pesquisa aponta disputa acirrada entre Zequinha Marinho e Celso Sabino pela segunda colocação

2

Eleições 2026

Corrida pela presidência: Flávio Bolsonaro lidera cenário estimulado e encosta em Lula no Pará

Petista aparece à frente na pesquisa espontânea, mas diferença diminui quando nomes são apresentados

3

INVESTIGAÇÃO

Celular de Vorcaro possuía vídeos íntimos com garotas de programa; senador estava presente

O banqueiro namora com a influenciadora Martha Graeff, que possui cerca de 700 mil seguidores no Instagram

4

ELEIÇÕES 2026

Flávio Bolsonaro confirma pré-candidaturas de Éder Mauro ao Senado e Rogério Barra à Câmara Federal

O anúncio foi feito pelo senador Flávio Bolsonaro, que também se coloca como pré-candidato à Presidência da República pela legenda