MENU

BUSCA

Amazônia Check: checamos falas de Bolsonaro sobre a Amazônia no Canal Pilhado

Equipe do Amazônia Check, projeto em parceria com ICFJ e Youtube, monitora e checa informações sobre a região amazônica ditas pelos candidatos à presidência. Confira a checagem e análise de falas do candidato Jair Bolsonaro (PL):

Carolina Mota

Durante participação no videocast do Canal Pilhado, no Youtube, no último dia 9 de outubro, o Presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), fez três afirmações sobre a região amazônica, duas verdadeiras e uma falsa. A equipe do Amazônia Check analisou a veracidade das afirmações do candidato. Confira:

Verdadeiro

"Nós temos pista de pouso em todo o Brasil, em especial na Amazônia"

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, até abril de 2022, a região da Amazônia Legal possuía 1.260 pistas de pouso registradas. Além disso, há 120 aeródromos públicos e 697 aeródromos privados na região.

Vale lembrar que pistas de pouso não pavimentadas e não cadastradas podem atuar somente em operações aeroagrícolas e estão restritas a receber pousos e decolagens somente de aeronaves leve. Nesse caso elas são pistas de pouso, mas não são aeródromos.

Verdadeiro

"Tem, acho, que um ou dois hotéis flutuantes lá na Amazônia” 

Na Amazônia, existem dois hotéis flutuantes. Os hotéis possuem essa categoria devido estarem normalmente situados sobre a água. No centro de Manaus, está o Iberostar Grand Amazon. Já o Amazon Jungle Palace está instalado na área central do lago Salvador, a apenas 20 minutos da capital amazonense.

Falso

"Hoje em dia temos 14% do território nacional demarcado como terra indígena"

O presidente Bolsonaro errou por pouco neste dado: ficou a 2,4% do número correto. De acordo com informações da Fundação Nacional do Índio compilados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, as terras indígenas demarcadas no Brasil ocupam cerca de 11,6% do território nacional até agosto de 2022. As ocupações se caracterizam pelo intuito de preservar o habitat e garantir a sobrevivência físico-cultural dos grupos indígenas.

Amazônia Check